Will Damage Your Health - The Cigarettes

Fazia um tempo que eu pensava: "preciso voltar a postar no Rock Town, mas o que?". Ando meio aquém do mundo musical, das novidades que andam surgindo. O pouco que escuto por recomendação de amigos, não me agrada. Será que faleci musicalmente? Parece que ando ouvindo sempre as mesmas coisas. Será que cheguei naquele patamar de tiozão do rock que começa a ficar ranzinza e se fecha para tudo, se debruçando nas velhas bandas que conheço? Será? Não sei, sinceramente não sei.

Mas algo me pegou pelos ouvidos e me jogou no chão. Como se fosse numa catarse profana, me senti frenético, como se estivesse nos meus primeiros anos de rock. A inconsequência, a insanidade juvenil, aquele ar que circula nos pulmões ainda limpos de um moleque que descobre o rock, toda essa sensação de liberdade que impulsionou milhões de jovens desde os anos 50, ah! essa sensação parece ter voltado com tudo. E os responsáveis são o The Cigarettes, um power trio de punk, ou pós-punk, ou seja lá como você quiser classificar. Confesso que havia ouvido pouca coisa, nada de íntimo, lembro de ter sido uma curta audição na casa de algum amigo. Perguntei o nome da banda, fiz a célebre cara de "not bad" e sosseguei meu facho. E nessas tediosas passadas de mouse pelo Facebook, um link sugerido por um amigo mudou minha noite. Ouvi 'I've Forgot My Number (Now I'm Telling You My Name)' e quando senti o compasso acelerado da bateria acompanhado por um baixo cheio de sustância, pensei: "isso sim é som, porra!". Puxei nas minhas mais obscuras memórias algum registro do som, algo era familiar, e sim!, consegui lembrar. Mas era só aquela música! Comecei minha audição repetitiva, exaustiva e delirante. Eles são antigos, são ingleses de 1979 e que lançaram apenas dois álbuns, de forma bem discreta. O trabalho que lhes ofereço é 'Will Damage Your Health', um belo complemento para o nome da banda (fazendo alusão aos males que o cigarro faz a saúde). Eu poderia aqui tentar expressar a vitalidade do som com adjetivos dos mais complicados, mas me reservo a simplificar: parece uma bomba explosiva composta de genialidade do The Jam, a agressividade dos Buzzcocks e a sonoridade ludibriante do Gang of Four. A pergunta que ficou reverberando em minha mente (e que com certeza passeará pela sua também) é: como diabos essa banda não é conhecida? Como as pessoas não têm informações mais detalhadas? Como esse som não toca nas casas que frequentamos? Se você ouve 'Can't Sleep at Night' e percebe a complexidade do som, com interposições de vozes, variações de intensidade (voando com um punk cheio de melodia e pousando numa pista de acordes típicos do ska) e todo o conjunto da composição, com certeza fica boquiaberto com o fato de nunca ter ouvido isso antes. Pulando várias músicas desse álbum e chegando em 'Surrender', você vai ouvir canção fácil, refrão grudento, toque de guitarra freestyle, sem frescura e vocal tipicamente inglês. 'Screaming Dreaming' é sofisticada, soturna, e como sempre amparada por acordes pesados de baixo. Ainda conta com um final de pausa no vocal e um instrumental diversificado, bem executado - enfim - magnético (ou melhor, hipnotizante). Um deleite para quem busca sempre apreciar um bom rock, como feito antigamente.

Vai por mim, é som poderoso, que vai te jogar lá para os primórdios de suas descobertas. Prepare-se para se renovar com algo velho que soa extremamente novo. Se não fossem caras como eles, o que é ruim hoje seria ainda pior. Pode ter certeza.



Post dedicado ao Evandro Vacco

Set List



1 - They're Back Again, Here They Come                            
2 - I've Forgot My Number (Now I'm Telling You My Name)                      
3 - All We Want Is Your Money                
4 - Can't Sleep at Night                
5 - It's The Only Way to Live (Die)                           
6 - Stay Inside                  
7 - Looking at You                          
8 - Frivolous Diguises                    
9 - Run                
10 - After All                     
11 - Don't                           
12 - Screaming Dreaming                           
13 - Valium World                          
14 - You Were So Young                             
15 - Damage Your Heath                             
16 - Miranda                     
17 - Media Mania                           
18 - Surrender                 
19 - Can't Sleep at Night                             
20 - Frivolous Disguises               
21 - It's the Only Way to Live (Die)                         
22 - Valium World

DÊ SUA NOTA PARA O ÁLBUM! Aqui embaixo você pode dar de uma à cinco estrelas para o álbum disponível nesse post. É só clicar em quantas estrelas o álbum
merece e pronto!