Fashion Nugget - CAKE

Aqui no Brasil, você deve ter ouvido algum som dessa banda em meados de 1999, quando as rádios e a MTV tocavam exaustivamente o hit 'Never There'. Verdade seja dita, essa música realmente é um grude na mente, evidenciando a vocação pop do CAKE. Essa banda formada em 1992 na cidade do Sacramento - que fica na ensolarada e meio-mexicana Califórnia - é uma mistura agradável do que há de mais fino em ritmo. Você pode sentir influências escancaradas do hip-hop negro das ruas, o bom e velho funk oriundo de James Brown e aquela turma da Motown e até o swing jazz que explodia nos salões dos EUA nos anos 30. E para incrementar a deliciosa receita, acrescente pitadas daquele country sulista entupido de sotaque carregado e boas levadas de banjos e violões. Não é perda de tempo aguardar por um bom trecho de trompete, aparecendo aqui e acolá, dando ao som da banda um envolvente toque latino. E se a bagunça já não bastasse, você ainda vai achar estranho que mesmo contando com uma mistureba atípica como essa, o CAKE pode ser considerado um grupo de rock, apresentando atmosfera bem densa de guitarras distorcidas, baixo estritamente cativante sempre bem acompanhado por batidas de uma bateria precisa.

Quando o assunto é melhor álbum da banda, o Fashion Nugget é quase unanimidade entre os críticos. Lançado em 1996, ele apresenta uma síntese da essência do CAKE. 'Frank Sinatra', a faixa que abre a obra é uma bela composição do vocalista John McCrea, ostentando uma estética sombria, lembrando um pouco Tom Waits, com as passagens charmosas e maliciosas de trompete de Vince DiFiori. McCrea tem ótimas sacadas ao compor \a maioria das letras da banda. Sempre utilizando de humor ou sarcasmo, é divertido atentar para alguns trechos malucos, como nessa canção:

While Frank Sinatra sings "Stormy Weather" (enquanto Frank Sinatra canta "Stormy Weather")
the flies and spiders get along together, (as moscas e aranhas dão as mãos)
cobwebs fall on an old skipping record (teias de aranha caem sobre um risco no vinil)


'The Distance' é a mais celebrada das faixas do álbum. Já ouvi e li muitos comentários de guitarristas que diziam ter perdido o tesão pela guitarra depois de ouvir a linha de baixo dessa música. E realmente é impressionanete. Os acordes de baixo pegam todos os elementos musicais e os tomam como reféns. Não tem papo, o fundo que o instrumento propicia à música é realmente de deixar qualquer um de boca aberta. Mas não não se preocupe, tudo funciona na melodia. O trompete, o coro de vozes no refrão, a agonia moderada na voz de McCrea... Se você fechar os olhos e se entregar à toda miscelânia, vai se flagrar mexendo a cabeça com um leve sorriso no rosto. E o álbum vai segurando bem a pegada até o momento em que o ouvinte é pego de surpresa por um cover, que eu considero o melhor já feito no rock. Sabe aquele hino gay cantado pela Gloria Gaynor? Sim, estou falando do 'I Will Survive'. E se você acha a versão original muito 'alegre' e tolerável apenas em festas de casamento - quando todos estão bêbados e soltam a franga -, você vai derreter ao ouvir os primeiros acordes de guitarra anunciando uma versão cheia de classe, com toque requintado de blues e claro, com dedilhadas aguçadas do baixo de Victor Damiani. De repente o CAKE conseguiu colocar toda sua personalidade numa música já consagrada pelo sucesso. Os heterossexuais podem até cantar os versos dessa canção - que é um grito de superação após o fim de um relacionamento - sem se ver enrolado numa bandeira colorida, desabafando para o mundo que irá sobreviver. 'Perhaps, Perhaps, Perhaps' é uma versão deliciosa de 'Quizá, Quizá, Quizá' de Osvaldo Farrés (não me perguntem quem é esse cara!).

Escrever sobre o Fashion Nugget é passar pela tentação de comentar todas as músicas, pois realmente o álbum tem uma nível altíssimo. É o tipo de disco que você ouve por meses a fio e do nada, para. Meses depois você pensa: "vou ouvir esse som" e toda a musicalidade da banda vai ao encontro de seu estado de espírito, fazendo você ouvi-lo por mais uns meses. Aqui você encontra a definição musical que McCrea um dia deu para a banda: "Não fazemos parte de nenhum movimento. Somos outsiders".

Set List

1 - Frank Sinatra
2 - The Distance
3 - Friend Is a Four Letter Word
4 - Open Book
5 - Daria
6 - Race Car Ya-Yas
7 - I Will Survive
8 - Stickshifts and Safetybelts
9 - Perhaps, Perhaps, Perhaps
10 - It's Coming Down
11 - Nugget
12 - She'll Come Back to Me
13 - Italian Leather Sofa
14 - Sad Songs and Waltzes

Post dedicado a Mari Nazima, Wagner 'Doido' Uchida e todos que pediram pela volta do blog.


DÊ SUA NOTA PARA O ÁLBUM! Aqui embaixo você pode dar de uma à cinco estrelas para o álbum disponível nesse post. É só clicar em quantas estrelas o álbum merece e pronto!