West Ryder Pauper Lunatic Asylum - Kasabian

Era 2004 e muitas bandas surgiam no pós-Strokes. Todo mundo acreditava fazer um som de vanguarda porém exibindo nuances de novidade. A maioria dos grupos que surgiu já eram vanguardistas demais com seus experimentos já experimentados e consequentemente não apresentavam nada de novo. A verdade é que tudo já estava enjoativo, aquela sonoridade de garagem, dizer que sua maior influência era o Velvet Underground e etc. Lembro de ter ouvido o Kasabian pela primeira vez nessa época, no jogo de computador FIFA 2004. A música era 'LSF' e aquilo sim chamou minha atenção. Tudo bem que até então eu estava satisfeito ao descobrir algumas bandas mais antigas, estava ainda navegando naquele mar de rosas do underground americano. Mas chamou atenção. As batidas que a banda mandava juntas de elementos eletrônicos deslumbrantes e um vocal arrojado de Tom Meighan era um conjunto de aspectos interessantes. Tudo bem, você poderia até já ter ouvido um som parecido nas décadas passadas, mas entre a nova leva do início do nosso século, aquilo soava prazeroso. A banda criada em Leicester, na Inglaterra, tinha um quê de do som maluco da 'Madchester' e suas bandas como Happy Mondays, Stone Roses entre outros ícones daquele estilo criado no início dos anos 90. Junte aí toda insanidade do Primal Scream e pitadas do rock clássico dos anos 70 e 80. Resulta em uma bela receita apimentada, não? E é assim que o Kasabian pode ser definido.

E por que eu não coloco o álbum de 2004 no blog? Pois bem. Foi lembrando desse álbum antigo e seu som empolgante, que dias desses resolvi relembrar. E depois de algumas audições, matei a saudade. Mas fiquei curioso: "será que eles deixaram a peteca cair?" e lembrei de ter ouvido uma música ou outra nesses TOP SEI LÁ O QUÊ que infestam emissoras de TV e sites da internet. Entre os três álbum lançados após o homônimo de 2004, escolhi ouvir o de
2009, o de nome complicado 'West Ryder Pauper Lunatic Asylum'. Fiquei boquiaberto. A faixa inicial 'Underdog' me trouxe as batidas típicas do primeiro álbum, assinalei isso como uma marca deles, eles não deixaram a peteca cair! Notas rasgadas e distorcidas, ideal para começar um show, atravessaram minha mente. É a herança do rock industrial. Me animei. 'Where Did All the Love Go?' é mais acessível, mais compreensível. A insanidade da um tempo e uma canção bem construída se revela ao ouvinte. 'Fast Fuse' é bombástica, efervescente, fulminante. Você ouve e se imagina em alta velocidade numa Autobahn da vida, sem limite algum. O riff copula com as batidas e cantos extensos e nessa sacanagem musical, vem à luz um hit poderoso. E quando a pausa brusca acontece ao som sensual de uma voz feminina? É uma viagem:

Gold lightning in the skyline
Gold lightning in the sky

Aperte o botão repeat sem medo. Não enjoa. 'Thick as Thieves' é bucólica, embalada em campestres acordes, sim, aquele folk que você já conhece, mas com uma dose de intensidade extra, letra cheia de analogias e o refrão atraente. Mas vou confessar uma coisa: a música que mais ouço é 'Fire', no finalzinho do álbum. Quem gosta de futebol e assiste a Premier League (o campeonato inglês de futebol) vai reconhecer que antes, no intervalo e depois das transmissões oficiais, o instrumental do refrão rola solto. Mas o refrão, a levada no estilo Blur, a típica soturnidade vocal e a carga explosiva pré-refrão, cantarolando FIIIIIIIIIIIRREEEEEEE! Bum! E aí aquelas notas grudentas no estilo 8-Bits dos velhos video-games envolvem tudo. Pra mim é o ponto alto, o auge sonoro do trabalho. E como se trata da penúltima faixa, não tem muito tempo pra qualidade decair.

Bandas novas e bem qualificadas devem ser valorizadas. Velhas influências, som de vanguarda, tudo isso é válido. Mas se você ao mesmo tempo copia seus contemporâneos e cai na mesmice, é como se toda sua memória musical não valesse nada. Agora se você utiliza ótimas influência e usa um pouco da massa cinzenta pra criar uma identidade musical, você chega lá. E o Kasabian chegou lá. Esse é a prova.


Set List


1 – Underdog

2 - Where Did All the Love Go?
3 - Swarfiga       
4 - Fast Fuse
5 - Take Aim
6 - Thick as Thieves
7 - West Ryder Silver Bullet
8 - Vlad the Impaler
9 - Ladies and Gentlemen, Roll the Dice
10 - Secret Alphabets
11 – Fire
12 - Happiness



DÊ SUA NOTA PARA O ÁLBUM!
 Aqui embaixo você pode dar de uma à cinco estrelas para o álbum disponível nesse post. É só clicar em quantas estrelas o álbum
 merece e pronto!

12 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Definitivamente "Secret Alphabets"! Porque toda banda que se preza tem de ter um hit que entoa "this is the end..."
;-P

acho que você vai ser convidado especial do blog pra escrever também, man! belas palavras!

Boa noite, como que eu faco para baixar o album? Existe algum link no blog ou devo, procurar em outro site?

Parabens, curti muito as informacoes!

Olá!
Adoro o teu blog!
Já conheces o Just Been Paid?
É um sistema onde ganhas 2% por dia, 60% ao mês ou 150% em 75 dias!
E NÃO TENS QUE INVESTIR NADA!!!
O Jss-Tripler está a oferecer $10 (Dollares) pelo teu registo no site!
Com estes $10 podes investir e passados 75 dias retirar o lucro, o melhor de tudo é que não precisas investir dinheiro do teu bolso com esta promoção!
Anda tudo a ganhar rios de dinheiro!
O que tens a perder???
Vê este video onde é tudo explicado:
http://www.youtube.com/watch?v=7gqABnK2_j0&feature=related
Para mais informações e para te registares visita o meu blog e vem conhecer o sistema que anda a tirar o sono a tanta gente! :)
Se acha que é esquema, o dono do programa oferece 1.000.000$ a quem descobrir um erro no sistema!
Espero por ti!
Até já*

Descoberta do ano,blog perfeito!parabens

Olá amigo blogueiro,

Realmente essas duas bandas são excelentes e se destacam pelas suas letras críticas.

Gostaria que você conhecesse um de meus blogs, a Área Rock'N Roll. Veja a descrição do blog abaixo:

Se você está à procura de uma forma eficiente de divulgar seu blog de rock, precisa conhecer a Área Rock'N Roll! A Área é uma plataforma de divulgação que preza pela interatividade e conta com grande presença nas mídias sociais. É um bom investimento para os blogueiros que precisam aumentar sua audiência.

Faça uma parceria com a Área Rock'N Roll e comece a enviar seus links!

Endereço:
http://areadorocknroll.blogspot.com

Parceria + Envio de Links
http://areadorocknroll.blogspot.com/

Contamos com a sua participação!
Equipe da Área Rock'N Roll

Caro Felipe, é com satisfação que leio as informações e os discos que você disponibiliza em seu blog. De muito bom gosto e muito centrado. Porém não tenho conseguido realizar downloads. Links do Gogol Bordello, Blur e Elvis Costello não estavam disponíveis. Espero que possa me ajudar. Grato pela atenção. Parabéns pelo blog.

Caro Felipe, é com satisfação que leio as informações e os discos que você disponibiliza em seu blog. De muito bom gosto e muito centrado. Porém não tenho conseguido realizar downloads. Links do Gogol Bordello, Blur e Elvis Costello não estavam disponíveis. Espero que possa me ajudar. Grato pela atenção. Parabéns pelo blog.

posta mais coisas do black angels e do brmc! por favor!

Olá, todos os links encontram-se offs, e fiquei triste pois não acho álbuns das bandas aqui do blog em mais nenhum outro. :(

Oi, então... gostei muito do conteúdo do seu blog! Dá uma passadinha lá no meu e diz o que achou? ;3
http://stuckonpmore.blogspot.com.br/

Eu tenho um blog de downloads que retomei ontem. Está aberto a parcerias ?