Pacific Ocean Blue - Dennis Wilson

Mas quem diabos é Dennis Wilson?, você deve estar a se perguntar. Se você pensar um pouco, cavar em seus registros de memória (dos mais distantes aos mais recentes) vai lembrar de um certo gênio musical chamado Brian Wilson, dos Beach Boys. Do mesmo sangue onde corria a sensibilidade pop de Brian, nasceu Dennis o baterista dos Beach Boys. Dennis era considerado o menos talentoso dos três irmãos (Brian, Dennis e Carl) até porque não se envolvia tanto no processo criativo dos álbuns da banda - embora Brian tenha tomado para si essa função criativa em meio a sua loucura movida pela ambição de superar os Beatles. E numa banda que evocava a praia e o surfe como seus principais trunfos musicais, Dennis era o único surfista de verdade. Rebelde, sempre em conflito com seu pai, o beach boy veio a falecer no ano de 1983, afogado enquanto mergulhava em volta de seu barco em Marina del Rey, na Califórnia.

Em meio ao vendaval de mudanças pelo qual os Beach Boys passavam nos anos 60, Dennis resolveu compor algumas canções. Algumas com e 'Little Bird' e 'Be Still' entraram para o álbum Friends, passando pelo mesmo que George Harrison passou nos Beatles, quando ele revelou sua perícia na composição de músicas incríveis. Nos anos 70 as músicas de Dennis sempre marcavam presença nos álbuns o que o levou a gravar no início da mesma década um single chamado 'Dragon'. E foi em 1975 que Dennis iniciou a criação de Pacific Ocean Blue. O seu único trabalho solo foi aclamado pela crítica e muito comemorado por seu irmão Brian. E pra ser sincero, cada palavra positiva seja em comemorações, seja em aclamações foram merecidas. Se Brian era o gênio do pop, disputando de igual pra igual com Lennon e Mccartney, seu irmão captou as lições e sem nenhum traço de loucura, fez um dos melhores álbuns do pop dos anos 70. A audição dele é surpreendente para um navegante de primeira viagem, até porque a qualidade da produção e a sofisticação dos arranjos fazem o ouvinte deduzir que se trata de um trabalho atual. Os recursos de sintetizadores, o balanço das canções que se valiam do suingue do soul, funk e do R&B, a elegância das notas de piano que adornam diversas das canções e as letras intimistas e universais, enfim, tudo nessas doze faixas atraem até o mais rude dos seres.

'River Song' é delicada porém majestosa. Apresenta uma linha de baixo tímida mas suficiente para não deixar a harmonia rastejar em sujeira. A onda de vocais num estilo gospel, sejam corais, sejam backing vocals, apenas elevam a imponência da canção enquanto Dennis repete infidavelmente a frase 'Rollin' rollin' rollin' on river'. O trabalho de inserções vocais é poderoso e com certeza poderia figurar entre as canções do Pet Sounds, ou do Today!. Acredite, não é exagero algum o que estou escrevendo. 'What's Wrong' empresta um pouco do balanço do rock dos anos 50, salpicada de ardentes notas de piano. 'Moonshine' é uma obra adiantada, à frente de seu tempo. O que as bandas começariam a fazer na metade dos anos 80, Dennis já experimentava nessa faixa. A regularidade de sua voz, sempre tristonha, sempre sóbria é um encanto à mais. 'Dreamer' é a materialização da liberdade de criação do ex-baterista dos Beach Boys. Uma forte influência de funk, com trompete para temperar a versatilidade do músico. 'Thoughts of You' é triste, dolorosa e conformada. É a saudade que bate no homem e que o faz abaixar a cabeça e aceitar as coisas como são. É encarar o fato de que até o amor morre um dia:

All things that live, one day must die, you know
Even love and the things we hold close
Look at love, look at love, look at love
Look what we've done
A voz de Dennis é sonolenta, como se estivesse balbuciando palavras ao telefone, ainda deitado em sua cama, num quarto perto do mar. O piano acompanha o desenrolar da canção com beleza indescritível. Os arranjos tomam proporções caóticas e tensas quando ele canta a estrofe acima descrita. É arrepiante. 'Time' é soturna, uma espécie de adaptação, do "filho pródigo" para "marido pródigo". E quando a calma é aterradora, o funk de novo quebra o pau e instala uma atmosfera dançante, exibindo claramente o porquê do sobrenome Wilson.

Eu costumo fazer uma descrição rápida do Pacific Ocean Blue para quem não o conhece: é uma espécie de Beach Boys mais sofisticado. Seria como a banda liderada por Brian soaria hoje em dia. A morte de Dennis foi uma perda inestimável para a música. Mas seu legado para a humanidade é tão grande quanto a falta que ele faz. A única coisa que não é nova nesse álbum é o fato de que a música sempre vence a morte.

Set List

1- River Song
2- What's Wrong
3- Moonshine
4- Friday Night
5- Dreamer
6- Thoughts of You
7- Time
8- You and I
9- Pacific Ocean Blues
10- Farewell My Friend
11- Rainbows
12- End of the Show


DÊ SUA NOTA PARA O ÁLBUM! Aqui embaixo você pode dar de uma à cinco estrelas para o álbum disponível nesse post. É só clicar em quantas estrelas o álbum merece e pronto!

25 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Grande indicação "Rockman"!
Adoro o trabalho dos irmãos Wilson, em especial os Beach Boys e toda a sua trajetória....muito bom saber um pouco da história de Dennis Wilson...
Abraço meu velho e viva o rock!
Fernando

Olá, te indiquei o selo do "Olha Que Blog Maneiro".

Veja as regras no meu blog e pegue o selo.

Abraços!

Este comentário foi removido pelo autor.

discaço fooooda
só posso agradecer pelo presente dessa indicação

Oi, passando para saudar e também de convidá-lo para passar e ver o meu blog para ver se você encontrar algo que você gosta e se você gosta de trocar links, uma espécie dendritos da luz ou alguma coisa que eu diria, je.
Cheers e até à próxima vez.

Saludos desde Argentina, perdon por mi pesimo portugues,jeje.

Ótima indicação, Pipoco! =}

hei people. cheguei no blog de vocês procurando Stars Of Track And Field. daí pra curtir todo o conteúdo foi um pulo. pensei, então, que nós poderíamos ser parceiros. que acham?

lado-e.blogspot.com

take care

É com imensa sastifação que o I´m a Rockmaniac indica o blog Rocktown downloads ao Prêmio Dardos,abraços e continue divulgando os bons sons!!!

Para saber mais a respeito do prêmio acesse: http://iamarockmaniac.wordpress.com/2009/03/01/premio-dardos/

TOMEI UM SUSTO COM ESSE DISCO. DENNIS WILSON DEIXOU DE SER "APENAS O BATERISTA" DOS BEACH BOYS, LEGITIMANDO SUA CRIATIVIDADE E SENSIBILIDADE NESSE MARAVILHOSO DISCO. OBRIGADO POR ESSA DICA, SEU BLOG É UMA AULA DE MÚSICA.

Estou conhecendo o blog agora e gostei muito. Possa dar uma sugestão, que tal colocar um feed pra galera poder acompanhar sempre que tiver uma atualização nova?

Cara, impressionante este blog! Me identifiquei muito com teu gosto musical, realmente é um sopro de ânimo saber que tem blogs tão interessantes de música nesta blogsfera já tão contaminada pelo egocentrismo de certos tipos que jamais tiveram o prazer de ouvir um Pavement se deliciando com a inventividade sonora dos caras e anunciam qualquer porcaria hype como "o novo rock". Parabéns de verdade e muito obrigado pelo Television que eu estava DOIDO atrás e pelo Stephen Malkmus. Vou recomendar e comentar sempre que possível, Abraço! E quando tiver outra festinha estarei lá.

Poxa, que descoberta (a minha) um disco do dennis!!!

sou fã, muito mesmo, dele na batera e até gostava deles dando umas arranhadas nuns shows dos Beach's!!

só tenho a agradecer por esse achado, muito muito bom mesmo!

Você não me convenceu somente a baixa-lo, mas também comprá-lo, belos escritos, parabéns pelo blog!
Um abraço!

O sobrenome Wilson diz tudo: É um senhor disco de sensibilidade musical atingindo o ápice de uma vida agitada.
Parabéns por compartilhar essa preciosidade no seu blog. =D

Muito bom o blog, parabéns!

Resenhas originais e bem detalhadas, artistas interessantes, visual bastante clean. Gostei muito de tudo o que vi neste blog. Obrigado.

seu blog é um primor :D as melhores reviews ever. venho aqui mais por elas do que pelos álbuns em si. informação é tudo!

Gostaria de um linck para essa banda

Do You Like Rock Music? - British Sea Power

Onde encontro os restantes dos albuns do weezer ??

Onde encontro os restantes dos albuns do weezer ??

vale lembrar que outra aventura fora dos Beach Boys foi como ator. ele atuou em uma obra-primaça ao lado do James Taylor, chamada Two Lane Blacktop, ou Corrida Sem Fim aqui no Brasil.

Dennis Wilson é um cara foda mermo!

abraço, man!

Já conhecia o disco, adorei a crítica do álbum! Dennis Wilson era foda!!! Outro disco mto bom dele é o Bamboo.

abraço

disco morno e sem graça.Repetitivo e sem criatividade. Sem alma, sem substancia.