Oracular Spectacular - MGMT

Mais acostumada a parir corais gospel ou bandas de jazz, a cidade de Middletown, Connecticut surpreendeu o mundo musical em 2002 com sua mais nova cria: o MGMT (ou Management). Agregando elementos do synth-rock (rock à base de sintetizadores) e da psicodelia (não necessariamente dos anos 60), a banda ou melhor, a dupla americana conseguiu fisgar quem desejava ouvir um som parecido com o Suicide - banda dos anos 70 e 80, pioneiros no eletro-rock - mas que não abria mão de sentir um pouco de lisergia sonora, uma "bagunça organizada", uma loucura sob controle. Muitos têm ouvido apenas a primeira faixa do álbum Oracular Spectacular, lançado em 2008, até o clipe têm visto, mas é bom salientar que a dupla não é alicerçada em sons que confundem a mente, afinal, nem só de piração vive o MGMT.

Claro que a primeira faixa, 'Time to Pretend' é o grande destaque do álbum. A junção do antigo contribuindo para cantar a juventude atual, do começo eletrizante (no que toca à letra), principalmente quando diz:

This is our decision, to live fast and die young.
We've got the vision, now let's have some fun.
Yeah, it's overwhelming, but what else can we do.
Get jobs in offices, and wake up for the morning commute.


Mas a canção não é uma exaltação à juventude e sim um lamento, saudosismo em relação à infância perdida e um triste relato de como a vida se torna fria e falsa diante do crescimento do homem. Trabalho, divórcio com modelos (uma distorção proposital da realidade), vícios entre outros problemas que precisamos encarar. E além de uma letra que prende o ouvinte, a dupla dá um banho de eletro cativante, com uma atmosfera pesada, como se a cada 5 segundos uma força te empurrasse para baixo e logo em seguida te trouxesse para seu lugar, como se nada tivesse acontecido. É uma pérola de nossa atual cena musical. 'Weekend Wars' é um demonstração de que David Bowie faz parte da formação da musicalidade do álbum. Lembrando um pouco a levada de 'Starman' do disco The Raise and Fall of Ziggy Stardust..., a dupla empresta de Bowie a noção do pop setentista, as variações instrumentais, a crueza de batidas acústicas. Bem, é como se Bowie disesse para a dupla: "bons alunos, aprenderam direitinho". 'The Youth' é requintada em seu refrão, adocicado por vocal agudo e suave, produzindo mais cola, a que ajuda a grudar a música em sua cabeça. Você ouvirá uma vez durante a manhã e mesmo de noite, cantará "the youth is starting to change, are you starting to change? are you? together..." como se estivesse ouvindo a música pela primeira vez. Isso apenas comprova a sensibilidade pop da dupla, que usa ingredientes na medida certa para fazer um disco que em toda sua duração, não deixa a peteca cair. 'Eletric Feel' é uma incrível mudança no álbum, saindo do glam-pop de Bowie e correndo para a cena disco dos anos 70 e 80. Sinta o baixo, a levada cheia de groove e os vocais que combinam tanto. Se bobear, você vai verificar se não está ouvindo algum flashback no rádio.

Realmente muita banda têm feito um som com responsabilidade, sim, a responsabilidade de veicular algo de qualidade quando se tem a oportunidade (diferente de muita gente que tem público mas não tem a mínima habilidade ou noção musical). Claro que o MGMT não é um titã da cena musical, mas caminha a passos largos para alcançar a grandeza. E claro, não poderia esquecer: os caras vêm ao Brasil para o TIM Festival desse ano. Vai valer a pena.

*Sugestão de Julio

Set List

1- Time to Pretend
2- Weekend Wars
3- The Youth
4- Electric Feel
5- Kids
6- 4th Dimensional Transition
7- Pieces of What
8- Of Moons, Birds & Monsters
9- The Handshake
10- Future Reflections

BUSCA!O blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

4 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Por favor... o John Davis solo -> ARIGATO!


Por favor...

#]

Já tinha baixado, realmente muito bom, agora vamos esperar para vê-los no TIM.

VAleu, Felipe, essa dupla é feroz
Abraço

Adoro a banda! Mal posso esperar pra ver o show!