Hits are for Squares - Sonic Youth

A primeira grande compilação do melhor que a banda de New York produziu nesses vinte anos de carreira. Embora 'hits' sejam para quadrados - como diz o título da compilação - o Sonic Youth é uma verdadeira máquina de sucessos no meio alternativo. Quem nunca dançou com '100%' ou se entregou às batidas de 'Bull in the Heather'? E quem nunca fechou os olhos ao ouvir o início de 'Teenage Riot'? Quem está no meio alternativo sabe que a banda é quase unanimidade, seja na qualidade ou seja no reconhecimento de sua influência. Eu costumava ouvir de um amigo meu headbanger que o Sonic Youth não passava de ruído. Aliás, quem não conhece bem a banda, já sabe onde atacar: a musicalidade, a harmonia (que no caso é distorcida pelas guitarras). E os pretextos banhados em clichê sempre pulam pra essa direção. Ouvir isso de um ignorante no assunto é admissível. Mas ao ouvir isso de alguém que conhece um mínimo da obra deles é estupidez ao extremo. O Sonic Youth trabalha bem em riffs, como também sabe se desmanchar em harmonia (diga-se de passagem, lindas harmonias). O diferencial do grupo é uma mistura de influências bem executadas, é a invenção de uma concepção dentro do rock. Quem sabe inventar distorções e reproduzí-las quando quiser em shows e gravações? É um serviço complicado lidar com o descontrole das cordas, e a integração desse descontrole nos controlados arranjos que acompanham todo o som. E cá entre nós: quem tem Thurston Moore na linha de frente, não precisa de mais nada.

O Hits are for Squares foi lançado esse ano e é uma seleção bem intencionada ainda mais quando consideramos o critério de escolha das faixas do álbum: amigos da banda como Radiohead, Eddie Vedder, Flea, Beck, Flaming Lips entre outros, fizeram suas escolhas pessoais e tiveram sua opinião levada a sério quando o Sonic Youth levou os pitacos como referência de escolha para a compilação. E claro, não há como esquecer o fato da banda ter lançado uma nova canção, 'Slow Revolution' que desce suave com acordes macios de guitarra e um vocal distante. A faixa se prolonga no estilo complexo da banda, formando mais uma ótima representante da obra do grupo.

Os fãs da banda, ao gravarem um CD, sempre tinham que fazer uma seleção particular, com as preferidas. Isso é muito bom. Agora o Sonic Youth quebra o galho dos fãs e lança uma seleção, que embora não seja unanimidade, é sincera o suficiente pra prender a atenção dos apreciadores de um bom e velho noise-rock. Só acho que faltou Sunday e Junkie's Promise, mas tudo bem, eles têm crédito de sobra.

Set List

1- Bull In The Heather (selecionado por Catherine Keener)
2- 100% (selecionado por Mike D)
3-Sugar kane (selecionado por Beck)
4- Kool Thing (selecionado por Radiohead)
5- Disappearer (selecionado por Portia de Rossi)
6- Superstar (selecionado por Diablo Cody)
7- Stones (selecionado por Allison Anders)
8- Tuff Gnarl (selecionado por Dave Eggers & Mike Watt)
9- Teenage Riot (selecionado por Eddie Vedder)
10- Shadow of a Doubt (selecionado por Michelle Williams)
11- Rain on Tin (selecionado por Flea)
12- Tom Violence (selecionado por Gus Van Sant)
13- Mary-Christ (selecionado por David Cross)
14- World Looks Red (selecionado por Chloe Sevigny)
15- Expressway To Yr Skull (selecionado por The Flaming Lips)
16- Slow Revolution (Nova Gravação Exclusiva do Sonic Youth)


BUSCA!Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

24 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Pois é Pipoko, tb acho que faltaram essas, acho que somos 'quadrados' mesmo!Mas a coletânea é realmente excelente para entrar no universo 'super sônico'
mais uma vez ótima dica.
;P

Sem dúvida, a melhor compilação do SY.
EXCELENTE blog!
keep it up!

aee cara!
parabéns por postar isso aqui!
Realmente, muita gente que não conhece o SY adora atacar seu modo "particular" de desenvolver as músicas.
Mais depois de escutar com atenção, é impossível negar a qualidade sonora dos caras.
Eu particularmente gosto bastante do SY, é a minha banda favorita atualmente.
Acho que nessa coletânea ai também faltaram Mote e Diamond Sea.
Mas tudo bem, mesmo assim continua uma seleção ótima!
Parabéns!
Continue assim.
E ponha mais álbuns do Sonic Youth pra galera baixar.
Como recomendação, eu proponho o Dirty ou o Washing Machine.
Abraço!

nunca fui que babar ovo de críticos especializados dizendo 'yes' pra tudo que publicam, só para fingir que tb curto. o sonic youth tem músicas sensacionais e outras porcarias que saíram, provavelmente, de alucinações por....sei lá de onde e tb não me interessa saber.
este disco não soma nada para discografia, para seu estúpido modo de "desenvolver" a música e nem para quadrados.
já o blog é muito bom, parabens

Charles:

valeu pelas palavras, mas só pra esclarecer, eu não digo 'yes' a tudo. A coisa aqui no blog é diferente por um detalhe: eu tenho a liberdade de avaliar os discos que gosto e recomendo.

Já notou que tem muito lançamento que eu não coloco aqui? Simplesmente porque não gostei e não me dou ao trabalho de meter o pau, afinal, o blog é um hobbie, um modo de exaltar o que gosto nas horas vagas.

Mas valeu pelo teu comentário. De verdade!

Pohh otimo post
conheci SY graças ao nirvana
e axo o som muito coisa fina,
a maioria dos meus amigos fala que
é um lixo.. mas que se foda.
e acho q alem das duas que vc falou faltou "diamond sea".

Parabens pelo blog

Olá desculpe-me por minha ignorancia mas alguém poderia me explicar sucintamente como faço para descompactar as duas partes fracionadas, eu não consegui pelo programa que o site disponibiliza!

Obrigado!

e como sempre o blog está ótimo e muito bem recomendado!

abraço

ae man, decidi ressucitar o meu blog.
e fazia tempo que eu não entrava aqui, caralho, tá bombando a parada.
parabéns meu rei.
sucesso pra ti.

perfeito!
seu blog me capturou e me catapultei por acaso p cá.
estarei sempre aqui, em tua casa.
huges, man!

Para os fãs xiitas é apenas o começo do fim. E um caça níquel para a Geffen/Universal.

Válido apenas pra quem conheceu "Dirty" ontem.

Otimoooooo Blog, pena que eu ouça pouca coisas em ingles q é a maioria... Mas Obrigada por manter um blog de categoria...

A pagina do teu blog foi pro meus favoritos
muito bom mesmo...
E adorei seu comentario de valorizar os albuns que vc curte e não fica metendo pau nos que vc não gosta.
Isso que eu chamo de não perder tempo com coisas (que dentro da sua opinão) não valem a pena.
concordo muito com isso
abraço

Seu blog é o paraíso *_*

Não andonei não.
Só que passei por uns problemas pessoais e fiquei sem muito ânimo pra escrever.
Mas definitivamente esse blog não está abandonado ;)

Abraço

Vou lhe dar um ânimo: Buckethead! hahaha
Adoraria ler sua crítica sobre esse guitarista e suas músicas.

Cara Por favorr como faço para descompactar esses pastas ??

Fala Marcos!

Então, primeiro você faz o download da primeira parte e depois da segunda. Logo após esses dois downloads, baixe o "ficheiro de fusionar" Esse arquivo (ficheiro) juntará as duas partes e as transformará num só arquivo zip.

Abraço e valeu pela visita!

Felipe.
Seu blog tem muita qualidade, muito bem escrito e aparentemente muito bem cuidado. Parabéns!
Não tinha conhecimento dessa coletânea do SY, mas também não faço questão dela. Acho que ela é ideal pra quem não conhece a banda e tem curiosidade. Gostei por reunir tanto "hits" - canções mais pop, digamos - quanto músicas menos conhecidas e absolutamente incríveis como as que estão no Evol, pra mim um dos melhores discos da discografia. É uma boa amostra do que é o SY mas claro que sempre haverá uma ou outra discordância entre aqueles que são fãs.
Enquanto fã, adorei seus elogios à banda. Só não concordo que quem não goste de SY, mesmo conhecendo algo de música, pratique por isso "estupidez", afinal, gosto é gosto e ninguém, por mais conhecedor de música que seja, tem a obrigação de gostar de SY.
Também tenho um blog, bem menos visitado e com menos conteúdo. Se quiser manter contato, seria ótimo pois aparentemente temos gostos em comum. Abraços.

SY é complexo. Tem dias que me dá dor de cabeça, mas tem dias que escuto no volume máximo. EVOL é um bom disco, gostei de ter três músicas dele na coletânea.
Acabei de achar o blog e estou dando uma olhada. Tem muito conteúdo, mesmo estando em hiato.
Parabéns.

arrume esse link por favor!!!!