Consolers of the Lonely - The Raconteurs

Os Raconteurs são considerados, pela grande maioria, o projeto paralelo de Jack White ante ao White Stripes. E embora a primeira banda de White tenha bem mais conhecimento por parte do público, devido a grandes hits, à emblemática formação e também pelo apelo visual, o 'trabalho paralelo' começa a se interpor à realidade do vocalista e compositor americano. Enquanto os White Stripes se utilizam de um som cru e rasgado, privado de baixo e abundante em pancadas de bateria com riffs de guitarra bem definidos, os Raconteurs prezam mais pela tradição do blues, do ato de contar histórias ('raconteurs' em francês significa 'narradores'), mas não fogem da raia quando o assunto é contruir verdadeiras epopéias do rock. Não se trata apenas de possuir ótimas letras, mas também possuem no aspecto musical a tríade essencial para existência (em evidência: corpo (coesão nos arranjos), alma (sentido integração arranjo-letra) e espírito (vivacidade típica do rock). E é na alma do som que a banda acerta em cheio.

Em Consolers of the Lonely, lançado em 2008, eles aliam perfeitas composições musicais com letras inteligentes. A explosão de guitarras vindas dos distantes porém palpáveis anos 70, é bem evidente na primeira faixa 'Consolers of the Lonely'. As vozes de Jack White e Brendan Benson se completam na densidade da canção. A terceira faixa, 'You Don't Understand Me', faz o grupo passar por uma doce melodia - a mais bela do álbum - baseada num piano melancólico e respeitáveis harmonias vocais. A construção da harmonia é perfeita, usando da perícia quase mágica de Benson - o outro gênio da banda - nas teclas de piano. O refrão é fácil, cai nas graças dos fãs por sua estética apoteótica. Se você ainda não entendeu o que significa uma música possuir alma, ouça essa faixa. 'The Switch And The Spur' é uma mescla inteligente de ska com elementos mexicanos (os trompetes Mariachis), que é iniciada com uma harmonia singela, propícia para uma ponte bem feita na transição de estilos. Música bem pensada, com evidente trabalho minúcioso em cada nota. É o resumo da genialidade que permeia o álbum inteiro.

O disco é uma clara demonstração de que Jack White não visualiza os Raconteurs como um projeto paralelo. Ainda mais quando está reunido com alguns dos mais proeminentes músicos do rock atual. Uma ótima reunião de letras e músicas à moda antiga. Consolers of the Lonely é outro forte candidato para melhor álbum do ano.

Set List

1- Consoler of the Lonely
2- Salute Your Solution
3- You Don't Understand Me
4- Old Enough
5- The Switch and the Spur
6- Hold Up
7- Top Yourself
8- Many Shades of Black
9- Five on the Five
10- Attention
11- Pull This Blanket Off
12- Rich Kid Blues
13- These Stones Will Shout
14- Carolina Drama

BUSCA!Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

12 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Excelente post!!!
Fiquei curiosíssima!!!

Já estou baixando...
E te adicionando aos favoritos tbm...

Bjos...

apesar de prefirir a carreira solo do brendan benson, este é um bom cd.

Bom CD.

Mas se não se importa, quero fazer uma recomendação: Milo Goes to College dos Descendents. Um albúm punk de 20 minutos que correspondem à angústia adolescente. Descendents se consagram como mitos do pop punk nesse albúm que foi lançado em 1980, influenciando várias bandas que surgiriam após, como Green Day e blink 182.

Sei que alguns indiezinhos não vão gostar dessa recomendação, mas ouça e avalie.

hahahaha

daniel, danem-se o que pensam os indies sobre os descendents!

esse disco é foda e logo, logo coloco aqui!

valeu pela recomendação! abraço

Adar com um texto maravilhoso.
muito boas, mo' gostou muito, da mesma maneira que o blog, obrigado muito

Descobri o site agora e adorei. Vários CDs bem fodas e os posts são muito bons.

Posso sugerir alguns artistas que senti falta aí? Cake e The Dandy Warhols são beeem bacanas. Franz Ferdinand é bom, também.

;*

Deve ser ótimo esse disco... o primeiro CD deles é um dos poucos discos recentes de rock que eu gosto

You have a great music blog here! I've added you to my mp3blog list and custom search, check it out.

I've collected over 5,000 mp3blog links, accessible from the alpha menu at page top. You can open frames on these blogs to view them directly on my site, and you can also view the feeds in a frame.

You can search your blog and all the others in my custom google search:

Rickdog's MP3blog search
http://chewbone.blogspot.com/2008/03/mp3-blog-search-results.html

O link esta corrompido.
Excelente blog

oi Felipe, tudo bem? Estava louca pra baixar este CD mas o link não funciona mais. Tem como recolocar ele no blog? :)