Birth of Cool - Miles Davis

Fazia um bom tempo que nada de jazz aparecia aqui no blog. Que tal um clássico?

Não há como negar: Miles Davis em suas devidas proporções foi o grande gênio da música em nosso século. Não vou destacar seu espírito inovador, isso é muito comum e muita gente porta o mesmo dentro de si. Mas há um diferencial incrível muito ressaltada não só na esfera musical como também estava cravada em sua personalidade: o inconformismo. Davis antes de lançar sua primeira obra-prima, Birth of Cool em 1949, já participava da banda de Gil Evans que era um tanto diferente para a cena da época que se esbaldava no frenesi do bebop. As sessões de Evans junto a Davis e uma banda magistral, eram regadas de influências do impressionismo, visões emprestadas de outras artes e implantadas com louvor no jazz. Havia liberdade, havia espaço para as asas de Davis, mas ele precisava inovar, ele necessitava de uma invenção. A partir daí o mundo não o via como mais um músico que se destacava em sessões. O mundo o via como uma chama enorme, em meio incêndio que o jazz representava. Nesse álbum, Davis apresenta uma versão requintada, elegante do ritmo. Ainda utiliza um pouco da elasticidade do bebop, mas o estica com tanta perícia e afinco, que arranca a tensão, fazendo sair de seu trompete incomparável, notas suaves, perfeitas e relaxantes. O nome realmente veio a calhar.

O swing apareceu e estourou como um dos grandes êxitos comerciais da história da música. Haviam big bands de destaque, mas nada isolado. O bebop teve sua curta época de apogeu, mas contava com uma vanguarda de seletos músicos, todos contribuindo para o desenvolvimento dessa vertente. E com esse álbum, mais uma revolução aparecia. Mas pela primeira vez no jazz uma revolução carregava consigo um gênio incansável e insaciável, um ícone individual de talento infinito, que pode ser considerado, sem medo de errar, o Beethoven do século XX.

Set List

1- Move
2- Jeru
3- Moon Dreams
4- Venus de Milo
5- Budo
6- Deception
7- Godchild
8- Boplicity
9- Rocker
10- Israel
11- Rouge
12- Darn That Dream


BUSCA!Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

1 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

MESTREEEEEEEEEEEEEEE Absolutoooo