Multi Kontra Culti (Vs. Irony) - Gogol Bordello

Desde a última vez que citei o Gogol Bordello aqui no blog, a banda tem ficado cada vez mais famosa. Grande parte desse sucesso se dá pelo fato da mídia especializada e sensacionalista criar um frenesi desnecessário em relação à vinda deles para o Brasil. Digo desnecessário porque não houve uma declaração oficial nem por parte da banda e muito menos por parte do Tim Festival. Nem no site da banda podemos encontrar algo entre as datas já confirmadas. Eu realmente espero que tudo dê certo. Não perderia por nada um show tão explosivo como é o show do Gogol Bordello. O problema é que nossa mídia musical é rica em jornalistas de qualidade, mas é incrível como a grande maioria das pessoas que vão à shows, esses indiezinhos de meia-tigela, abaixam a cabeça e acatam tudo o que o Lúcio Ribeiro diz. Fiquem atentos, leitores do Rock Town!, porque se eu pudesse taxar alguém de anticristo, ou melhor, de besta da mídia, não hesitaria em outorgar o cargo à esse jornalista fútil que escreve pra Folha de São Paulo (?!), Capricho entre outras porcarias.

Como muitos já sabem, a banda é uma fusão incrível de nacionalidades, formando uma riqueza cultural e acima de tudo, riqueza em matéria de originalidade. Não há como traçar uma similaridade, é algo incrivelmente novo. É como se os Gypsy Kings começassem a tocar punk rock. Seria engraçado? Então adicione um vocal com inglês lotado de sotaque e com um desleixo enxarcado de humor e carísma. Você terá como resultado essa banda, formada em Nova York no fim dos anos 90, sob liderança do engraçado Eugene Hütz, um imigrante ucraniano que não abandonou suas raízes, nem na música, nem nas letras. Com performances dignas de Freddie Mercury, o vocalista encanta palcos pelo mundo com show, como citado acima, explosivos.

O primeiro disco deles, o Multi Kontra Culti (Vs. Irony), lançado em 2002, trouxe uma proposta bizarra, mas que ao contrário do que muitos esperavam, foi de grande êxito, afinal, o disco os projetou para os principais mercados da música. A banda que tem base em Nova York, fez turnê de grande sucesso na Europa (verdadeiro lar), fato que ocasionou uma popularidade cada vez mais ascendente. Na primeira faixa, 'When The Trickster Starts A-Poking (Bordello Kind Of Guy)', a musicalidade diferenciada é escancarada em ondas serpenteantes de acordeão, dispensando por ora, uma tradicional entrada de guitarra. Os violinos se encaixam perfeitamente, fazendo a junção de harmonias milenares com a textura do ainda adolescente rock. É algo tão encantador que o melhor que você pode fazer é ouvir. 'Haltura' vem com ritmo ludibriante, com raspas de violino e uma bateria bem segura. Sua levada é delirante e dá uma sensação engraçada de estar no meio de uma caravana cigana. 'Let's Get Radical' é o grande destaque, começando com um ritmo lento, num quase reggae, se valendo de uma ótima linha de baixo até que os arranjos se encontram em choques magníficos de instrumentos, enquanto o sotaque de Hütz entoa, de forma arrastada:

So let's get radical!
[Algo em russo] radical!
Not ironic, sardonic, catatonic, ceremonic but radical!
De repente os arranjos descendem em estouros dos pratos e a trupe instrumental. 'Future Kings' é incrível pela sua proximidade com a no-wave e as distorções que ouvimos no lado Sonic Youth do underground novaiorquino. É genial ver instrumentos soltando notas retorcidas, num clima decadente, enriquecido por um vocal que se derrete em drama.

O disco é extremamente recomendável. E não é só pelo motivo da possibilidade da vinda deles esse ano. Mas para acrescentar algo novo em sua coleção de músicas. Ou melhor, na sua coleção de bandas preferidas, afinal, não há como não colocá-los num lugar alto entre as suas bandas prediletas.

*Sugestão de Darlan

Set List

1- When the Trickster Starts A-Poking (Bordello Kind of Guy)
2- Occurrence on the Border (Hopping on a Pogo-Gypsy Stick)
3- Haltura
4- Let's Get Radical
5- Smarkatch
6- Future Kings
7- Punk Rock Parranda
8- Through the Roof 'n' Underground
9- Baro Foro
10- Hats Off to Kolpakoff

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

10 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

coicidência ou não, mas ACABEI de fazer uma lista e colocar o eugene hutz em primeiro! descobri a banda esses dias por causa da trilha sonora (fantástica por sinal) do "uma vida iluminada". estou completamente apaixonada pela banda. seria um sonho se viessem!

acabei encontrando o blog por acaso e li sobre o gogol bordello de que tanto andam falando. simpatizei muito com o blog já que odeio Lúcio Ribeiro com todas as forçar do meu útero =D
hahahha. gostei muito do blog.

mto bom mesmo. lembra emir kusturica and the non smoking orchestra. sozeira gyppie drunk rock...

o lucio ribeiro eh uma babaca. indie de meia-idade... não me surpreende que escreva para a Capricho.

cara, vc sabe se é sério q o eugene vai tocar aqui? tão dizendo q ele vem mes q vem tocar numa festa
preciso saber se isso é verdade!

Este comentário foi removido pelo autor.

Cara, eu acredito que possa ser possível, até porque ele está morando no Rio, segundo ele disse no jornal Colorado Springs Independent. Mas não tenho nenhuma confirmação.

Vou procurar confirmar e qualquer coisa, me adicione no msn. iambarfly@hotmail.com

po, valeu cara!
ele vem mesmo, saca só aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=48289740
agora é só torcer pra q ele volte com a banda td pro tim festival!

Vida longa a EUGENE HUTZ !!!
Não a mesmice e mediocridade ...
Me apaixonei por ele quando escutei wonderlust king ...
E acabei gostando de td q ouvi ..
Imagina se viessem pro Tim ...
Dreams ...

A banda virá em outubro 2008 para o Brasil. Tenho contato com o agente deles que trampa na The Agency Group em Malmo, Suécia. Essa banda é foda demais. Segue parte do e-mail que o Tobbe me enviou, para que vocês se organizem ae pelo sudeste!

"By the way, I will come to Brazil in October, will travel with Gogol Bordello.

They play Sao Paulo, Rio and Vitoria. Will be wicked !

I will stay in Brazil a couple of days. Would be really cool if we could meet up."

Ótimo blog!