Adventure - Television

É complicado lançar um segundo disco. E o que toda a mídia chama de 'síndrome do segundo disco' e realmente muitas bandas desfalecem sob os efeitos colaterais dessa síndrome. É quando o encanto some e uma sensação inegável de que a fonte secou, se apodera dos ouvintes. O Television não sofreu da síndrome e na verdade, a mídia na época nem se preocupava com o nível de qualidade do próximo trabalho. Sabiam que Tom Verlaine e companhia não decepcionariam. E a convicção era tão grande que nem mesmo o lendário Marquee Moon (disco anterior) oferecia alguma ameaça que pudesse ofuscar o próximo trabalho. E sim, o Adventure foi lançado em 1978 e apresentava as mesmas influências que irradiavam no Marquee Moon. A new wave era desenhada nos acordes de Richard Lloyd e nas letras de Verlaine.

'Glory' é maravilhosa pelo seu riff, pela evolução instrumental, pela gama de possibilidades que o ouvinte tem em cada trecho e pelo refrão infalível em marcar o som da banda. 'Foxhole' tem notas de guitarra que beiram o hard rock. A elasticidade criativa do Television é posta a prova nessa canção, saíndo intacta e vitoriosa, numa demonstração incrível de noção harmônica e encaixe de arranjos impecável. A voz de Verlaine, pouco comum na época, é inovadora em cada sílaba cantada. 'Careful' utiliza de vocais espessos, e uma linha recatada nos braços do blues e do country (sim, aqueles acordes agudos e flexíveis do campo). O refrão é mais uma mostra da facilidade de Verlaine em criar trechos inesquecíveis. O início de 'Ain't That Nothin'' é a cara da banda. Faz lembrar dos destaques do disco anterior e dá certeza ao ouvinte de que não há motivos para se preocupar com a qualidade da banda: ela continua intocável. Há um solo maravilhoso no meio dessa faixa que explica melhor o que palavras não podem.

Mas uma pérola do fim dos anos 70, cheio de material precioso para as bandas que viriam a surgir na rica década posterior. Mas a verdade é que as bandas de nosso tempo utilizam exaustivamente de elementos maravilhosos do Television, mas que acabam sendo taxados de manjados. Por isso o melhor mesmo é beber da fonte.

Set List

1- Glory
2- Days
3- Foxhole
4- Careful
5- Carried Away
6- The Fire
7- Ain't That Nothin'
8- The Dream's Dream

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

2 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Parabéns pelo sensacional blog! Foi graças ao "Adventure" do Television, que baixei na Discografias do orkut, que conheci esse blog. Tenho o "Adventure" até hoje em vinil. Quanta banda legal que eu não conhecia! O melhor são os comentarios feitos sobre cada álbum, assim facilita para que ainda não conhece a obra. Baixei o Superdrag hoje, pelo ótimo comentário que foi feito sobre o disco, e adorei. São blogs assim que me fazem acreditar que nem tudo está perdido! Muito obrigado! Valeu milhões!

Conheço já o Marque Moon, sensacional mesmo.

E por enquanto, tanto o link daí tá quebrado quanto duas musicas desse álbum tão com defeito também na comunidade da Discografias :\