Lucky - Nada Surf

A primeira impressão é a que fica. Nem sempre é assim, principalmente quando falamos de música.

A primeira impressão que ficou nesse pouco tempo de audição do novo disco dos nova-iorquinos do Nada Surf é de que houve uma amenizada no som, como se a poeira tivesse baixado. Pianos, metais e cordas. Som requintado. Mas isso não significa que o som está "menos atraente" que o do último disco The Weight is a Gift, de 2005. Ele está soando, como um amigo meu disse, mais powerpop que o indie rock de costume. O que significa "mais powerpop"? É o fato de que há influências da energia empolgante do Big Star, uma banda que sabia mesclar o melhor da invasão britânica, com raspas de folk e uma diabólica medida de rock'n'roll em estado bruto. Em algumas melodias o power pop do Nada Surf se reveste de uma vestimenta mais sóbria e romântica, quando buscam no Badfinger alguma inspiração (e conseguem com êxito). O rock como o conhecemos embora presente, está menos agressivo que as levadas que marcaram a essência dos últimos trabalhos. Mas quem conhece a banda sabe que eles são donos de verdadeiros hinos ao amor, como 'Always Love', 'Inside of Love' ou 'Paper Boats', que gozam de melodias tão doces e encantadoras, que nem o mais grunge dos seres consegue ficar inerte ao ouvir uma dessas músicas. E em Lucky, disco que ainda será lançado em 5 de fevereiro de 2008, podemos ouvir muitas canções com esse estilo consagrado da banda. O trio está afiado ao entoar deliciosos acordes misturados a uma linha de baixo pesada e de bom gosto, como é o caso da faixa 'Are You Lightning?'. A voz de Matthew Caws continua serena, abastecida de uma suave rouquidão e um timbre agudo e agraciado. Com certeza essa faixa é a mais marcante, não só pela melodia em si, mas também por elementos marcantes, como é o caso de uns 'uhu-hu-hu-huus' que enfeitam a canção à partir do meio da execução. 'See These Bones' também é forte candidata a destaque do álbum, graças à constante levada da guitarra quee permanece atrelada ao fundo com uma linha de baixo incrível, pela sua versatilidade, pelos vai-e-vem que exibe na extensão da canção. 'Whose Authority' e 'Weightless' mostra que o Nada Surf continua cativante, principalmente pela parede sonora que a guitarra de Caws levanta em torno da harmonia dessas músicas. 'Here Goes Something' é uma curta canção baseada no country americano, na simplicidade de acordes amparados por uma percussão sem ornatos, e bela por sua estética rústica.

A primeira impressão é ótima. E a tendência é melhorar a cada audição. O Nada Surf está cada vez mais maduro, com um som cada vez mais polido. Tire sua conclusão.

Set List

1- See These Bones
2- Whose Authority
3- Beautiful Beat
4- Here Goes Something
5- Weightless
6- Are You Lightning?
7- I Like What You Say
8- From Now On
9- Ice on the Wing
10- The Fox
11- The Film Did Not Go 'Round

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

9 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

nossa amor confesso pra vc q eu não estava mto animada para ouvir o novo cd do nada surf, mas depois dessa resenha que excita qualquer um ( mesmo q nunca tenha ouvido nada surf).
parabéns e continue assim para o bem dos apreciadores de boas musicas e novidades !!!

esse cd do nada surf tá lindo mesmo. parabéns pelo blog! to baixando um monte de coisa aqui ausiehuais *-*

esses caras sao bons msm! O som t mais maduro.
abraço e bon carnaval

só gosto de weight is a gift. acho o resto tão pré-adolescente.
vamos ver esse cd ,)

Pra falar a verdade já tinha ouvido see these bones ano passado e inclusive havia baixado no meu celular pra ouvir. Com certeza essa será o destaque do CD. Baixei o cd todo faz um mês, e ainda estou ouvindo, demoro muuuuito pra ouvir um cd todo ... Mas ainda tô curtindo o Weight is a gift.
O blog está a cada dia um sucesso. Minha vida, parabéns !
Bjs !
=D

Passei o carnaval ouvindo esse cD, é um dos melhores q eu ja ouvi no seu blog. Excelente indicaçao.

Muito bom!
só não é melhor que o "Weight Is a Gift" que considero a obra-prima deles. Recomendo:
"Whose Authority", "See These Bones" "Beatiful Beat" e "I Like What You Say"

Dear, o link expirou!!! dá pra vc ajeitar??

A hug!

O link não funciona mais...
mas o seu blog é realmente bom, parabéns!

beiijo