Ágætis Byrjun - Sigur Rós

Tá, tá... é da Islândia, "reino da Björk". Falei.

A banda islandesa Sigur Rós nasceu em 1994, no mesmo dia em que a irmãzinha de Jón Þór "Jónsi" Birgisson (vocalista e guitarrista) nasceu. O nome da irmãzinha foi também usado para batizar a banda. O nome traduzido para o português fica Rosa da Vitória. E não é só o nome que é bonito. O som dessa banda ultrapassa qualquer concepção de viagens pós-rock, com sutilezas transbordando dos intrumentos, minimalismo em diversos momentos, pequenos detalhes que enriquecem de forma incrível a sonoridade do grupo. Todos os intrumentos são igualmente destacados, numa sincronia invejável. O Ágætis Byrjun foi lançado em 1999, e foi o disco que abriu as portas do mundo para a banda da ilha gelada. O trabalho é excessivo em exploração de sons, como a introdução de instrumentos de sopro aliados à uma linha de baixo carregada de tristeza e seriedade. A bateria é invocada diversas vezes, geralmente nos momentos de intensidade sonora, sempre imprevisível, baseado na delicadeza dos pratos, ou em ataques mais frenéticos. Claro que em muitos momentos, estaciona num compasso milimétrico e vicioso. Se você fechar os olhos, pode ser transportado facilmente para aquele ambiente do Dark Side of the Moon do Pink Floyd. Não digo que seja idêntico, mas ruídos atravessam as canções, no aspecto espacial que a banda de Roger Waters sabia tanto manipular. A guitarra tem seu brilho, mas fica cristalizada graças à ênfase da banda em democratizar as participações instrumentais. Diga-se de passagem, é uma ótima iniciativa. Notas do teclado de Kjartan Sveinsson fazem realmente a diferença, com a Os vocais são límpidos, compatíveis com a transparência dos arranjos que sugerem momentos de longas reflexões.

Não adianta baixar o Black Flag aqui embaixo, e depois ouvir Sigur Rós. Sugestão: vai com calma, ouça as duas bandas num intervalo de alguns dias, pro cérebro assimilar!

*Sugestão de Felipe

As faixas em vermelho são as recomendações do RockTown! Downloads.

Set List

1- Intro
2- Svefn-G-Englar
3- Starálfur

4- Flugufrelsarinn
5- Ny Batteri
6- Hjartaõ Hamast (Bamm Bamm Bamm)
7- Viõrar Vel Til Loftárasa
8- Olsen Olsen
9- Ágaetis Byrjun
10- Avalon

Baixar o disco!

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

8 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

7- Viõrar Vel Til Loftárasa
8- Olsen Olsen

estas duas músicas são maravilhosas!
inclusive são as que me fizeram gostar do sigur! e a Viõrar tem um clipe fantástico!

http://br.youtube.com/watch?v=ZKdXSakPoXg

abraços! ótimo blog!

ah e tbm só pra constar, a música Svefn-G-Englar é da trilha sonora do filme vanilla sky!

:)

Bem lembrado!
Faz parte mesmo!
Valeu!

E gosto tanto desse som.
Tinha algumas musicas apenas deste cd,
obrigada

uma banda que dispensa comentários...

-Von é o mais dark
-Talkk é o mais "rockinroll"
-() é o ultra instrumental
-Agaétis seria o mais "fofo"

é. banda perfeita.

o que dizer desse album ? apenas ouvir e paga pau pros caras que são bons mesmo !!!!