Construção - Chico Buarque

O Brasil passava apuros culturais, graças à ditadura militar que aos poucos sufocava tudo que se entendia por liberdade artística. E no Rio de Janeiro dos anos 60, surgia o movimento da bossa nova, iniciado por João Gilberto com o seu Chega de Saudade. Era um ritmo requintado, baseado em violão, mas que exibia uma suavidade semelhante à do jazz com um compasso equilibrado do samba. Era um ritmo mais sofisticado que o ritmo dos morros, uma releitura moderna dos ritmos brasileiros. Um carioca nascido em 1944 ouvia incessantemente o disco de João Gilberto, encantado com as novidades que aquele disco desvelava e baseado nessa nova paixão, Chico Buarque, esse carioca de classe média construiu uma carreira completa, que traduziu como ninguém o cotidiano dos tempos tenebrosos que o Brasil passou. Além de músico, é dramaturgo e escritor e graças aos dons artísticos, sofreu com a perseguição implacável da censura. Foi exilado para a Itália em 1969 e ao voltar ao Brasil, lançou o melhor disco de sua longa carreira, o Construção, de 1971. Se as pessoas criticavam Chico por seu aparente conservadorismo, as bocas finalmente se calaram e o compositor foi associado como um dos grandes nomes do combate ao regime militar. Em Construção, o cotidiano do brasileiro, longe do nacionalismo proposto pelo governo, era abandonado, era veloz graças ao tempo escasso para qualquer alegria. Bêbados e vagabundos, bandidagem e papos de bar, a cultura popular em geral era desmistificada por letras sem nenhuma apreensão com proibições. Era um relato corajoso do Brasil que era escondido da mente de uma geração que a cada dia mais assistia televisão. O samba marcava presença em incríveis harmonias, dignas dos melhores sambistas, mas uma atmosfera densa se intensificava a cada trecho derealidade, crua e nua.

'Deus lhe Pague' surge com ritmo semelhante ao de uma locomotiva, misturado com o de um relógio quebrado e descontrolado. Chico Buarque canta as maravilhas simplistas e os absurdos cavernosos que o povo tinha que agüentar em seu dia-a-dia. Uma abordagem da crença cega de um povo sofredor, agradecendo pelo ar para respirar, até um povo que aparenta uma despretensão momentânea ao ver o futebol ou a novela. Também exibe a tristeza dos vícios urbanos, que se amontoavam, enchendo de falhas, a base da sociedade cristã moralista. 'Cotidiano' é um samba caprichado, pausado e adornado com som de flauta ao fundo. É a relação do homem com a mulher à luz da poesia de Chico. Muita gente vai lembrar da versão que Seu Jorge fez dessa canção. 'Construção', é uma das canções mais geniais feitas por um brasileiro em todos os tempos. A poesia dele continua intimista e agora com um tom cáustico ao narrar uma história que começa cheia de fatos bem conectados, mas que aos poucos se tornam desconexos num jogo interessante de palavras. A máquina que impulsionava o homem a subir a constução, agora impulsiona o homem a amar. Já não dançava e gargalhava ao ouvir música, mas tropeçava no céu ao ouvir música. Ao morrer, o homem já não atrapalhava o tráfego, mas atrapalhava o sábado. O final incorpora a música de abertura do disco, mostrando a integração de um trabalho coeso que é o caso de Construção. O final do disco é cantado na letra 'Acalanto', onde Chico embala sua pequena numa canção hipnótica, não pelo instrumental, que diga-se de passagem é lindo e sublime às notas de violino, mas pela letra que sugere que não vale a pena acordar, que a vantagem da negligência do sono é a vantagem absoluta para combater a realidade.

Construção é o grito das ruas, das agonias populares se sobrepondo ao silêncio imposto pela ditadura. É um trabalho irrepreensível seja nos arranjos instrumentais ou na poesia. Quando me dizem que Deus é brasileiro, não questiono. Concordo. Chico Buarque é brasileiro.

Set List

1- Deus lhe Pague
2- Cotidiano
3- Desalento
4- Construção
5- Cordão
6- Olha Maria
7- Samba de Orly
8- Valsinha
9- Minha História (Gesubambino)
10- Acalanto

Baixar o disco!

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

4 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Opa! Já tá na lista.

Cara, posso fazer uma recomendação aqui?

EXPLOSIONS IN THE SKY e nada mais. =D

Deus lhe page, pipoko!


obs: pelo amor de Deus, põe qualquer coisa do Soundgarden ae!!!!

Dá-lhe Chico !
Parabéns ! Minha vida, seu blog é um sucesso !
bjs !
=D

Diabos man...

arruma o chico buarque para downloads... por deus....

abçs man