Bad Music for Bad People - The Cramps

Provavelmente quando você ouve sobre os Cramps, ouve também sobre rockabilly. Mas é sempre bom separar os conceitos da verdade, afinal, os Cramps não são essencialmente rockabilly como era Jerry Lee Lewis ou Elvis Presley. Embora você ouça claras menções à primeira raíz do rock, com aqueles acordes crescentes, dançantes, os Cramps nasceram em 1976, exatamente na fervilhante Nova York dos Ramones, Talking Heads, Richard Hell, todos grandes expoentes do punk rock que surgia com mais força nessa época. Por mais que os Cramps não sejam lembrados por sua participação na cena punk, eles exibem muitos elementos de rebeldia, como o vocal mais esdrúxulo, e melodias extravagantes. E dentro dessa mistura do punk com rockabilly, nascia o rockabilly revival, do qual os Cramps figuraram entre os grandes nomes. Cabe lembrar que o punk em sua essência resgatava o que o rockabilly disseminava: canções curtas, simplificadas e cheias de energia (bem diferente do que propunha o rock progressivo). A junção que os Cramps efetuam soa muito como um pós-punk mais incrementado de vigor, mas o destaque do som é como ele é dançante, assim como no início de tudo. Bad Music for Bad People foi lançado em 1984 e apresenta mais lados B e raridades. É um disco curto pra caramba, com pouco mais de trinta minutos, mas apresenta o que a banda tinha de melhor até o meio dos anos 80. Uma porção de regravações, algumas canções bem conhecidas pelos fãs, como 'New Kind of Kick', que flerta com a sonoridade gótica do Bauhaus numa psicodelia envolvente. Versões da banda para canções de ícones, como é o caso de 'She Said' que é mais conhecida pela voz de Hasil Adkins. E claro, a inclusão de ótimas canções, como 'Human Fly' que é sombria, mas curiosamente enriquecida por acordes que lembram o surf rock Dick Dale. A letra é excêntrica como a maioria de seus trabalhos, com um vocal de Lux Interior esculachado e característico assumindo o corpo de um homem-mosca:

I-I'm a human fly
A-and I don't know why
I got 96 tears and 96 eyes


Para os fãs, é muito bom contar com essa compilação. Para quem não conhece ou conhece pouco, é um jeito rápido de viajar pelo vasto trabalho da banda, que perdura se estendendo até hoje, baseado numa mistura interessante de ritmos marcantes.

*Sugestão de Camila Lana

Set List

1- Garbage Man
2- New Kind of Kick
3- Love Me
4- I Can't Hardly Stand It
5- She Said
6- Goo Goo Muck
7- Save It
8- Human Fly
9- Drug Train
10- TV Set
11- Uranium Rock

Baixar o disco!

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

1 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

arquivo inválido.. ._.
se possível, postá-lo novamente!
agradeço desde já!