Superfuzz Bigmuff Plus Early Singles - Mudhoney

O Mudhoney é a banda mais grunge de todas, que realmente viabilizou o movimento em Seattle e colocou a cidade no mapa do rock mundial. Mesmo não tendo o sucesso comercial do Pearl Jam, Soundgarden ou Nirvana, eles figuram entre as bandas mais respeitadas dos anos 90. Com aquele rock de garagem sujo e uma atitude punk, fazem sons carregados de fúria no vocal, guitarra com elementos do metal, lembrando muito os Marvins, e a bateria agindo na velocidade de um raio. Lançado em 1990, Superfuzz Bigmuff Plus Early Singles é uma compilação de lados A e B, com dois covers dos Dicks e do Sonic Youth, tudo lançado entre 1988-89. Curiosidade: Superfuzz Bigmuff é o nome do pedal de distorção preferido da banda.

O disco começa com a explosiva 'Touch me I'm Sick', sucesso entre os grunges, começa com acordes distorcidos e uma bateria incontrolável. Mark Arm vocifera com todos os pulmões:

I feel bad, and I've felt worse
I'm a creep, yeah, I'm a jerk
Come on
Touch me, I'm sick!


Há realmente uma aflição, uma entonação de exclusão na voz dele. 'Hate the Police' é um cover dos Dicks, cantada aos brados enquanto a guitarra assume um tom mais ameno. O caos da música realmente está no vocal. 'You Got It (Keep It Outta my Face)' tem influência do MC5 na disposição da guitarra, no modo que é cantada e no peso dos baixos, empurrando toneladas e mais toneladas de um rock agressivo. 'Halloween' é um cover da canção do Sonic Youth, que se encontra no disco Bad Moon Rising. Quem sabe um pouco da cena grunge, sabe que o Sonic Youth teve participação ativa no desenvolvimento do movimento, influenciando todas as bandas com seu rock áspero cheio de distorções e ruídos. O Mudhoney faz um bom papel ao interpretar esse clássico da banda nova-iorquina. No meio dessa interpretação há uma transformação dos acordes onde notas de 'I Wanna Be Your Dog' dos Stooges dominam a atmosfera enegrecida da faixa. 'In 'n' Out of Grace' vem com baixo bem atento as peripécias do baterista Dan Peters que assume a direção da faixa. Steve Turner faz misérias com sua guitarra, até que Peters novamente toma o controle e faz um solo de bateria digno de Art Blakey. Mark Arm com sua voz rude berra pra todos os cantos:

Jesus take me to a higher place
Sliding in 'n' out of grace
Christ - body and blood I crave
Sliding in 'n' out of grace, yeah

É uma ótima seleção de sons da banda. Ótimos covers também. Se o Mudhoney não teve todo o sucesso merecido, foda-se. Muita gente falava que uma banda que gritava "toque-me, estou doente" não tinha muita chance de fazer sucesso. Ora, e o Nirvana com o seu "estupre-me"? Esse definitivamente não é o motivo. Bem, não importa. O Mudhoney serve sempre como um bom parâmetro pra distinguir quem curte grunge de verdade ou apenas acha legal as bandas de Kurt Cobain e Eddie Vedder.

*Sugestão de Raphael (Kurt)

Set List

1- Touch Me I'm Sick
2- Sweet Young Thing Ain't Sweet No More
3- Hate the Police
4- Burn It Clean
5- You Got It (Keep It Outta My Face)
6- Halloween
7- No One Has
8- If I Think
9- In 'N' Out of Grace
10- Need
11- Chain That Door
12- Mudride

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

3 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

e ae cumpadi!
mto bom seu blog.. nesse exato momento to baxando o orange do jsbx...

bom, tenho um blog tb e queria te pedir pra adicionar o link aqui no seu... o link eh www.over-tunes.blogspot.com

ja to adicionando o seu!

abraços

superfuzz é um pedal e bigmuff é outro

Descrição do álbum e banda foi foda! Parabéns man!

Se quiser dar uma olhada no meu blog.

http://grungeaddicted.tumblr.com/