Sticky Fingers - Rolling Stones

Os Rolling Stones são sem dúvida um ícone titânico da cultura pop, com diversas histórias e estórias que rondam o tempo de estrada dessa banda, que é a maior banda em atividade até hoje (estão tocando desde 1963). Se hoje em dia eles não vão bem das pernas com últimos discos, principalmente com o A Bigger Bang, eles não falharam em seus melhores momentos. Deixaram para a posteridade grandes hinos do rock, grandes revoluções em atitude, comportamento e principalmente em questão musical. Sticky Fingers foi lançado em 1971, e lembro de ter visto uma capa do LP onde o ziper da calça impressa era de verdade. Questões estéticas à parte, o disco é um incrível drink entorpecente com doses de blues rudimentar exaltado pelos mágicos dedos de Keith Richards, um rock'n'roll dos antigos, sem máculas, um hard rock fugaz presente em 'Sway', adornado em solos incríveis que marcaram gerações de guitarristas. Apresenta branda melodia em 'Wild Horses', com sua levada em violão e uma batida marcada, profunda. A letra é incrível e particularmente, é uma das músicas que marcaram minha vida. 'Can't You Hear Me Knockin'' tem um riff fácil de assimilar e um ritmo baseado num compasso inconsistente de Charlie Watts. A percussão passa por bongôs entrelaçados à acordes picantes de Richards, enquanto um sax permeia toda a harmonia com suas notas rasgadas. É clara influência de Miles Davis e seu recém criado jazz rock (no disco Bitches Brew, lançado um ano antes desse). Ouça essa faixa com toda a atenção. 'Brown Sugar' tem uma letra quente, abordando escravidão, sexo inter-racial e perda de virgindade. É um sucesso e é tão calorosa como outra faixa: 'Bitch'. Essa faixa é peculiar pelas guitarras constantes e incansáveis, pelos solos inebriantes e pelos metais que dão um ar frenético e epiléptico. 'Sister Morphine' segue uma linha parecida com a de Wild Horses, mas é marcante pela letra dúbia e pelas tomadas de acordes fortes que revestem a canção de uma armadura acústica. Mick Jagger como sempre, derrama sua voz com graça e aflição. Dica pessoal: esse disco é espetacular do início ao fim e figura tranqüilamente na lista dos 5 discos da minha vida.

As faixas em vermelho são as recomendações do RockTown! Downloads.

Set List


1- Brown Sugar
2- Sway
3- Wild Horses
4- Can't You Hear Me Knocking
5- You Gotta Move
6- Bitch
7- I Got the Blues
8- Sister Morphine
9- Dead Flowers

10- Moonlight Mile

Baixar o disco!

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

1 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Discaço!!! Atrevo-me a dizer que foi o último dos Rolling Stones ( que vale a pena, claro). Depois de Sticky Fingers, só um ou outro bom momento aqui e ali, mas nada além...abs, grande blog!