Operators Manual - Buzzcocks

O Buzzcocks é realmente uma das maiores bandas de punk de todos os tempos. Nos anos 70, Manchester não passava de uma cidade industrial e sem graça, enquanto Londres explodia em revolta com seus acordes sujos e seus jovens punks, loucos com o sistema. Até que uma banda surgiu com um punk mais inclinado aos problemas adolescentes, não essa vergonha emo de hoje em dia, mas um punk cheio de energia, com guitarras violentas e melodias muito bem compostas. As letras então, mesclavam o humor com os problemas cotidianos e isso foi uma das fórmulas do sucesso imediato da banda liderada por Pete Shelley, dono de uma voz aguda misturada com um sotaque britânico que dava uma pitada cômica à entoação das músicas. A banda tem uma importância imensa por sua contribuição no enriquecimento e na variedade de tendências da cena punk e conseqüentemente na influência forte que exerceu sobre incontáveis bandas.

Operators Manual é uma compilação perfeita dos grandes sucessos da banda. Começa com o single polêmico lançada por eles em 1977, 'Orgasm Addict'. Pelo nome você já pode imaginar o que a música contém:


Sneakin' in the back door
With dirty magazines
And your mother wants to know
"What are those stains on your jeans?"

Hahahaha! É o punk rock berrando os problemas normais de um adolescente punheteiro. Pergunto a qualquer homem: quem nunca passou por isso? Os jovens se identificavam na hora. A pegada da música tem bateria furiosa, um baixo angustiado e guitarra constante e atordoante. O refrão soa como um orgasmo, com toda aquela explosão sonora. Sem contar os gemidos debochados do vocalista. 'What Do I Get?' esse sim foi um sucesso. Uma letra bem mais comportada e com menos 'pólvora' que a anterior, mas nem por isso perde sua atração. 'Sixteen' tem bateria em ritmo de marcha rápida, com um riff de guitarra incesante que dá à música uma integração perfeita dos instrumentos. Muita gente que nem imagina a existência dos Buzzcocks ao menos sabe da existência de 'Ever Fallen in Love?'. Com uma música sólida, tem uma melodia fácil de guardar na cabeça, com a guitarra fazendo pequenas acobracias (nada de solos) apenas variações que deixa a faixa imprevisível. Sem contar que é um prazer cantarolar o refrão durante o dia:


Ever fallen in love with someone
Ever fallen in love
In love with someone
Ever fallen in love
In love with someone
You shouldn't've fallen in love with


'Nostalgia' começa sem delongas, com a guitarra sendo perseguida por um baixo sombrio e a bateria vai, com todo seu dinamismo, dando uma faceta de caos em meio a voz gutural de Shelley.

Merda, não vou ficar prolongando a resenha do disco, mas eu poderia destacar diversas músicas, falar dela por horas. O disco realmente é uma das melhores compilações de principais músicas que uma banda já fez. Vale a pena, do começo ao fim!

*Sugestão de Chuck e Camila Lana

Set List

1- Orgasm Addict
2- What Do I Get?
3- I Don't Mind
4- Autonomy Diggle 3:39
5- Fast Cars
6- Get on Your Own
7- Sixteen
8- Fiction Romance
9- Love You More
10- Noise Annoys
11- Ever Fallen in Love?
12- Operator's Manual
13- Nostalgia
14- Walking Distance
15- Nothing Left
16- ESP
17- Promises
18- Lipstick
19- Everybody's Happy Nowadays
20- Harmony in My Head
21- You Say You Don't Love Me
22- I Don't Know What to Do With My Life
23- I Believe
24- Are Everything
25- Radio Nine

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

5 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Buzzcoks é muito bom fora os outros dakela grande époka punk, o site é realmente muito bom, meus parabéns e como sugestão dakela époka final dos anos 70 eu passo como sugestão Dead Kennedys, Damned,Siouxsie; no pós punk The Cure e Sisters of Mercy
Valeu!!!!

po cara espiro nao tem como tu arruma esse link por favor!

outro link por favor!
e volte a postar no blog!!!

procurei esse album em varios lugares; consegui achar aqui, só que o post é de 2007, deuvidei que ia funcionar.
MUITO OBRIGADO, SR(S) RESPONSAVEL (IS) PELO BLOG.