Ogdens' Nut Gone Flake - Small Faces

Liderados por Steve Marriott e Ronnie Lane, a dupla que era o centro de criatividade (e que criatividade!) da banda, os Small Faces apareceram na efervescente Londres de 1965, que já contava com forte base de psicodelia, graças ao movimento liderado pelo Pink Floyd pré-progressivo de Syd Barrett que crescia a cada dia, contribuído pelo conhecimento cada vez maior do LSD. Contava com arranjos excêntricos, brilhantemente agraciado com a habilidade indiscutível de Marriot na guitarra e no vocal, que era urgente em seu timbre, quase roco e inabalável. O baixo de Lane inseria um ritmo carregado e lúgubre à diversas faixas, fazendo soar muito parecido com o baixo de Paul Mccartney dos Beatles. As diversas participações de Jimmy Winston no piano, exaltadas notas inseridas em pontos essenciais do disco, onde era exigido um toque especial, singelo, pitadas de genialidade. Ogdens' Nut Gone Flake foi lançado um ano após o genial disco dos Beatles, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band que escancarava psicodelia flutuando em LSD e criatividade extraordinária. As portas estavam abertas às experiências cheias de excentricidade, despretensão quanto a um sentido, dando resultados semelhantes a uma visão em caledoscópio, dividas e desconexas. O disco é divido de forma interessante, com as primeiras 6 músicas (lado A) sendo tocadas 'normalmente' como um disco comum.

'Ogdens' Nut Gone Flake' abre o disco com uma deliciosa melodia baseada numa batida excitante, erguida por um forte impulso do baixo. Diversas riscadas de violinos em tom grave circulam pelo som. O show de sons alternados nos canais são perfeitamente notados num simples fone de ouvido. 'Afterglow (Of Your Love)' é uma fantástica melodia provida de uma doce voz de Marriot que ainda é acompanhada de um backing vocal simples que finca ainda mais a importância do vocal nessa faixa. A bateria é maliciosa, com acordes lúbricos de uma guitarra extremamente saliente entre um baixo enlouquecido. A faixa é de uma riqueza sonora inexplicável. Apenas ouça. 'Song of a Baker' tem arranjo pesado, pequeno precedente do que viria depois com Led Zeppelin, Deep Purple ou Black Sabbath. 'Lazy Sunday' é influenciado por um soul forte, onde o baixo se destaca, dando características do som potente da América. De repente no lado B, à partir da faixa 'Hapiness Stan' (que conta com um arranjo maluco, instável, cheio de efeitos nas vozes) é contada uma história de uma homem que olhou para o céu e viu somente uma metade da Lua. Não conformado com isso, foi em busca da verdade sobre a outra metade ofuscada. No caminho ele alimenta uma mosca faminta e em troca, essa mosca lhe revela segredos e filosofias da vida ('The Hungry Intruder'). Com seus poderes mágicos, Stan torna o inseto num gigante ser, e toma carona nas asas dele numa jornada ('The Journey') até a caverna de um ermitão chamado Mad John ('Mad John'). Este ermitão lhe revela que o desaparecimento de metade da lua é temporário e ainda diz que Stan perdeu um bom tempo numa questão tão fútil. Mas Mad John o ensina, através da canção 'Happy Days Toy Town' o sentido de viver:

Well, I've got the very thing
If you can laugh and sing
Give me those happy days toytown newspaper smiles
Clap twice, lean back, twist for a while
When you're untogether and feeling out of tune
Sing this special song with me, don't worry 'bout the moon

Seria uma adaptação maravilhosa para o teatro até para o cinema. Com um tema tão simples, foi a inspiração para uma das mais preciosas obras do rock em sua história. O disco foi muito bem recebido pelo público, ficando em primeiro lugar nas paradas por seis semanas seguidas. Em 2000 a revista Q considerou Ogdens' Nut Gone Flake o 59º melhor disco inglês de todos os tempos. Parada difícil de escolher... muito difícil.

*Sugestão de Jack

Set List

1- Ogden's Nut Gone Flake
2- Afterglow (Of Your Love)
3- Long Agos and Worlds Apart
4- Rene
5- Song of a Baker
6- Lazy Sunday
7- Happiness Stan
8- Rollin' Over
9- The Hungry Intruder
10- The Journey
11- Mad John
12- Happy Days Toy Town

Baixar o disco!

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

1 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

A cada visita, uma surpresa melhor!

Parabéns e valeu Pipoko!

Abraço!

Denise.