The Fine Art Of Surfacing - Boomtown Rats

O Boomtown Rats é uma banda irlandesa que surgiu no meio da década de 70 e acabou (infelizmente) em 1986. Com uma cartela de ótimas influências, eles fizeram canções que alcançaram o topo das paradas britânicas. Um som maleável, sem fixação num rótulo (como os punks faziam), eles variavam entre ferrenhas composições baseadas em guitarras fortes e singelas canções com toques caprichosos de piano. Lançado em 1979, The Fine Art Of Surfacing é uma salada sonora sob supervisão da new-wave que começava a dominar as tendências na ilha Britânica.

A primeira faixa 'Someone's Looking At You', é influência de Bowie que começava sua viagem new-wave, com aqueles elementos de sintetizador. Música vigorosa de ritmo variável, graças à grande sensibilidade de Bob Geldof, que sabia qual era o melhor momento para amenizar um trecho entusiasmado. 'Diamond Smiles' lembra o dinamismo do Clash para compor, um som repleto de orgãos ao fundo, compasso de bateria no estilo anos 60 e um vocal de Geldof largado, livre. 'I Don't Like Mondays' é o maior sucesso do disco, graças a história que conta. Sobre um fato real, onde uma garota de 13 anos matou 11 pessoas pelo simples motivo de não gostar de segundas-feiras:

And all the playing's stopped in the playground now
She wants to play with her toys a while
And school's out early and soon we'll be learning
And the lesson today is how to die


É, ela ensinou o povo a morrer mesmo. O som dessa faixa é muito parecido com as longas canções de Bruce Springsteen, tipo Thunder Road, infestada de notas de piano, um vocal emocionado e constante, narrando a trágica história. 'Nothing Happened Today' lembra bem as linhas de baixo e bateria do DEVO, e o vocal fica muito parecido também. Em outros momentos, parece com o estimulante som do Roxy Music. As duas guitarras trabalham de forma minusciosa na compilação dos acordes.

O Boomtown Rats não tem os créditos devidos por tudo que fizeram. Quem conhece música sabe do que estou falando. Foram um dos precurssores do som que depois explodiria pelo mundo com INXS, Duran Duran, Men at Work entre outros. Som de primeira pra você entender o que aconteceu nos anos 80.

*Sugestão de Luís Eduardo

Set List

1- Someone's Looking at You
2- Diamond Smiles
3- Wind Chill Factor (Minus Zero)
4- Having My Picture Taken
5- Sleep (Fingers Lullaby)
6- I Don't Like Mondays
7- Nothing Happened Today
8- Keep It Up
9- Nice n Neat
10- When the Night Comes
11- Episode #3

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

1 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Tem como repostar? O link não funciona mais!