Ear Bleeding Country - The Best Of Dinosaur Jr. - Dinosaur Jr.

A importância do Dinosaur Jr. no rock alternativo é indiscutível. Foi J. Mascis um dos inovadores no campo da guitarra, incluíndo na sonoridade alternativa, solos nervosos do hard rock. Mas não eram tão límpidos e camuflados como no hard rock, os solos de Mascis eram sujos, escancarados, distorcidos. Aquilo foi um dos chamarizes para que muitos apreciadores de rock voltassem os olhos para a banda formada em 1983 na cidade de Amherst, Massachussets. A banda ía se desenvolvendo em meio a uma proeminente cena musical, onde Hüsker Dü e Sonic Youth era incansáveis na missão de lançarem ótimos trabalhos, servindo como referência perfeita para a mente impetuosa de J. Mascis.

O Ear Bleeding Country é uma ótima reunião do melhor do Dinosaur Jr.. Não poderia ser um greatest hits pois o grupo nunca teve pretensões em figurar nas paradas de sucesso. Se existem hits, eles são somente no meio independete. O disco começa com um baixo excepcional e marcante de Lou Barlow, outro gênio incontestável, na faixa 'Repulsion'. Essa música é provida de uma guitarra estridente, incríveis trechos rasgados e dedilhadas incrementadas. A voz de Mascis é urrante. 'In a Jar' virou sucesso no underground quando foi lançada no aclamado disco You're Living All Over Me. 'Freak Scene' tem melodia mais aceitável, mesmo tendo os elementos do noise rock, é fácil de ser cantada. A guitarra cai em cascatas enquanto o baixo apurado de Barlow faz buracos em meios às paredes sonoras. 'The Wagon' é inquieta, dançante, com vozes ao fundo. O solo de guitarra é espetacular, longo e virtuoso, mostrando que há lugar para o trabalho da guitarra no meio do underground que era oriundo do punk e sua rapidez. 'Start Choppin' tem uma ótima levada inicial, letra simples com uma voz apática e embora seja conduzida num estilo arrastado, passa firmeza em meio as garras da guitarra versátil e as potentes batidas de Emmett Murph. O solo novamente é uma atração à parte. Aliás, os solos do Dinosaur Jr. são atraentes porque não são cansativos como os do rock progressivo e nem pomposos como os do hard rock. São urgentes e sem delongas. 'Feel the Pain' tem o seu riff minimalista e é uma das mais conhecidas canções da banda. Ela é calma em sua maior parte mas logo explode em trechos repetidos de guitarra. A letra é 'dolorida' e um tanto 'egoísta':

I feel the pain of everyone
Then I feel nothing

A faixa termina num solo frenético. Perfeito. 'Take A Run At The Sun' é uma clara influência dos Beach Boys, no contexto da harmonia vocal. Canção calma, e mostra uma fase pós-Dinosaur Jr. de J. Mascis.

O disco é uma ótima visão da carreira da banda. Claro que exalta muito mais o guitarrista J. Mascis que a banda num todo. Mostra canções de sua fase pós-banda como a última faixa que citei, inclusive existe uma com ele . Lou Barlow não precisava disso, ele tinha ótimas cartas na manga, como o Sebadoh ou o Folk Implosion (discos dessas bandas estão disponíveis em nosso blog). Mas o Dinosaur Jr. como banda, é excelente, em sua época de ouro. Hoje, embora os bons tempos tenham passado, eles mantém ótima forma, grande coesão no disco lançado nesse ano, marcando a volta da banda (o disco Beyond está disponível aqui no blog).

Set List

1- Repulsion
2- Little Fury Things
3- In a Jar
4- Freak Scene
5- Budge
6- Just Like Heaven
7- The Wagon
8- Thumb
9- Whatever's Cool With Me
10- Not You Again
11- Out There
12- Start Choppin
13- Get Me
14- Feel the Pain
15- I Don't Think So
16- Take a Run at the Sun
17- Nothin's Goin' On
18- I'm Insane
19- Where'd You Go

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

2 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Download error
The file has been deleted
The file you are looking for is not available. The possible reasons for this are:

a long period of inactivity for this file, which resulted in the file being deleted.
The URL you received is invalid.

[2]
Download error
The file has been deleted
The file you are looking for is not available. The possible reasons for this are:

a long period of inactivity for this file, which resulted in the file being deleted.
The URL you received is invalid.