Chutes Too Narrow - The Shins

Uma misturas de linhas melódicas semelhantes aos Beach Boys e um trabalho bem focado nos acordes da guitarra, como os Byrds faziam, os Shins estão em cena desde 1997. Músicas relaxantes baseadas na voz serena de James Mercer e na técnica apurada de uma linha de três guitarristas dispostos a entrelaçar suas notas criando ótimos sons. Chutes Too Narrow foi lançado em 2003 (após uma espera de dois anos e meio depois do primeiro disco) e recebeu ótimas críticas da imprensa especializada e teve grande aceitação do público. Os Shins soam melancólicos, felizes, inconformados e satisfeitos, tudo ao mesmo tempo. Sabem escolher momentos ideais dentro de uma canção para amenizar a euforia como sabem também despertar essa mesma euforia em alguns segundos. É um rock inclinado ao blues com evidências fortes de folk, tudo misturado em melodias pop muito bem construídas.

'Kissing the Lipless' é simples e eufórica, com acordes fortes de violão dando aquele toque folk à canção. A voz de Mercer fica aguda e aflita ao entoar uma letra desconexa que se juntada, forma uma imagem triste:

And secretly I want to bury in the yard
The grey remains of a friendship scarred


'So Says I' tem uma batida mais pop, com um baixo sustentando bravamente os arranjos, enquanto notas de guitarras se contorcem por trás de alguns "uhuuus". Uma das melhores músicas para se notar as melhorias de técnicas de produção em relação ao disco anterior. 'Saint Simon' lembra as canções do Badfinger, uma banda dos anos 60 que cantavam românticas canções, com uma ótima base pop-rock sempre usando de harmonias vocais para incrementar as músicas. É a música mais bem arranjada do disco, com um refrão suave e alguns violinos cercando a sonoridade. 'Those to Come' lembra os trabalhos de Smog ou Leonard Cohen, num estilo lo-fi, com simples toques num violão lastimoso (não lastimável) onde a voz de Mercer ganha um destaque maior, soando macia e lúgubre. É um final perfeito.

Os Shins têm um som atrente, sempre gerando novas expectativas em relação a novos trabalhos. Pra quem gosta de guitarra é um prato cheio. Pra quem curte um som bucólico, é uma pérola de alto valor. Resumindo: quem gosta de boa música, bem tocada, tem que gostar dos Shins.

*Sugestão de Carolina

Set List

1- Kissing the Lipless
2- Mine's Not a High Horse
3- So Says I
4- Young Pilgrim
5- Saint Simon
6- Fighting in a Sack
7- Pink Bullets
8- Turn a Square
9- Gone for Good
10- Those to Come

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

3 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

hahahaha. baixei esse cd pela segunda vez, só pra ver se fica entre os mais baixados! lindo demais demais.
pink bullets é minha favorita~

Bom to baixando o disco..mas poxa The shins é the shins néh mto bom...

Pô, vocês poderiam colocar o Bitrate dos discos no blog...