Chairs Missing - Wire

A banda londrina Wire, surgida em 1976 foge do aspecto grotesco do punk rock, mesmo utilizando de alguns elementos. No som da banda o ouvinte nota que há um trabalho maior em penetrar nas linhas de acordes de guitarra, buscando um som mais sofisticado, mais apurado em relação aos seus conterrâneos e conteporâneos. Chairs Missing, lançado em 1978, é a maior prova dessa busca e é um dos melhores trabalhos do grupo junto ao disco anterior Pink Flag.

Há uma integração mais esmerada entre os instrumentos, com ótimas levadas tenebrosas como em 'Practice Makes Perfect', onde risadas sarcásticas invadem o ambiente em diversos trechos. O baixo é denso, escuro, faz da melodia uma paisagem de trevas. 'Another the Letter' é uma das grandes evidências do vaguardismo da banda, com acordes fáceis das guitarras de Bruce Gilbert e Colin Newman que não são fáceis de caracterizar, como é fácil caracterizar os três acordes do punk. Eles exibem um entrosamento genial entre seus instrumentos com linhas indecifráveis na agitada 'Sand in My Joints'. Essa faixa já apresenta os primórdios do noise-rock com distorções planejadas porém caóticas. 'Outdoor Miner' é adornada de uma levada mais branda, influência bem clara de Brian Eno. O Wire mostra que sabe muito bem construir uma canção com leves entradas vocais e ataques macios às cordas. 'I Am the Fly' é encorpada pelo baixo de Graham Lewis que imanta a melodia com um ritmo sincopado, atraíndo batidas bem traçadas e palmas ao fundo. É descomplicada em sua desenvoltura.

Bob Pollard, vocalista do Guided by Voices já disse uma vez que o Wire é a banda preferida dele (e dá pra notar a presença da banda inglesa no som do GBV e na carreira solo de Pollard) e a lista de grandes nomes do rock que prestam reverência a esses londrinos não é curta. Tente não gostar do Wire, apenas tente.


Set List

1- Practise Makes Perfect
2- French Film Blurred
3- Another the Letter
4- Men 2nd
5- Marooned
6- Sand in My Joints
7- Being Sucked in Again
8- Heartbeat
9- Mercy
10- Outdoor Miner
11- I Am the Fly
12- I Feel Mysterious Today
13- From the Nursery
14- Used To
15- Too Late

Baixar o disco!

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

3 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Poutz. O som dessa banda é extremamente moderno para a época. Não tinha reparado no ano antes de escutar, quando vi que era de 78 não acreditei.

Tem músicas bem legais esse álbum. Obrigado!

Obrigado pelo post... Acabei de escutar o Pink Flag que é muito bom. depois de escutar esse deixo outro comentário.

Wire eu poderia dizer que é quase uma banda minha (ou nossa), seu desconhecimento é geral, o que talvez seja melhor.
Em meio a Clash, Sex Pistols, Ramones, foi o Wire quem quebrou tudo em 77, e no ano seguinte veio com Chairs Missing, que é uma daquelas coisas que talvez sejam perfeitas e, consequentemente, anti-humanas.