Blue Train - John Coltrane

Em todas as listas de 10 melhores discos do jazz, John Coltrane marca presença com seu Blue Train. O bebop já havia passado há alguns bons anos mas deixou o hard bop como rastro inconfundível num frenesi sonoro, com a instabilidade e as imprevisíveis notas do saxofone, expressas aqui por um dos grandes gênios desse instrumento. Você pode até estranhar tamanha rapidez e aparente falta de estrutura melódica, mas é tudo aparência. Esse jazzista nascido em 23 de setembro de 1926 na cidade de Hamlet na Carolina do Norte, tinha uma sensibilidade magistral para a construção de melodias, e mostra nesse disco, lançado em 1957, o que aprendeu com Miles Davis ao participar de seu quinteto. Demitido por Davis em 1956 graças a um vício em heroína, Coltrane um ano após esse incidente, escreve seu nome no hall dos grandes músicos de todos os tempos. A doçura e maciez de cada nota nos elevam à sublime sensação de bem-estar. Não é à toa que Coltrane tenha até uma igreja.

*Sugestão de Candido Rodrigo

As faixas em vermelho são as recomendações do RockTown! Downloads.

Set List

1- Blue Train
2- Moment's Notice
3- Locomotion
4- I'm Old Fashioned
5- Lazy Bird

Baixar o disco!

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

4 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Grande disco, meu preferido dele!
Para combinar com ela, você podia postar o 'Kind of Blue', do Davis!

Tem um outro disco que eu acho que você gostaria de postar também, mas não é jazz.
Já ouviu, Mr. Bungle ?
http://rapidshare.com/files/73938/CALIFORNIA_-_1999.zip.html

Disco chamado California, muito bom, super alternativo, dá pra ver Mike Patton "estampado" no som deles.

Outra banda que eu te recomendo também é Sigur Rós. São Islandeses, fazem Post Rock de qualidade. Você vai se surpreender de tantas músicas deles em vários lugares, de filmes até vinhetas da Globo.

Adorei o seu blog, muito bom mesmo. Já baixei bastante coisa daqui. Espero que 2008 seja ainda mais recheado de boa músicas para os nossos ouvidos!

Abraços
Felipe Evers

Muito bom esse cd! Valeu pelo link, e continue assim ^^

Excelente álbum por ele que é um dos melhores sax tenor do jazz. Recomendo! Obrigado por postar tanta coisa boa!

O comecinho de Blue Train é tão emocionante...