The Best of Bob Dylan - Bob Dylan

Você já deve ter ouvido de tudo por aí: "Bob Dylan não sabe cantar" ou "ele é um fanho que deu certo". É claro que a voz dele não é a melhor entre os cantores da história, mas a simplicidade e o desdém para com as técnicas vocais despiu Dylan de qualquer disfarce, camuflagem, máscara. Quando aquele jovem nascido em 24 de maio de 1941 começou sua carreira, não havia nada mais que um velho violão, uma gaita tradicional e muito, mas muito conteúdo. Letras quilométricas embutidas em melodias de um folk antigo, tocado com afinco, com cataratas de uma sinceridade escancarada que abriam discussões sobre o concreto e o abstrato, sobre o trabalho, sobre o tempo, sobre a vida de uma forma geral e diferente. The Best of Bob Dylan trás uma reunião de grandes canções, marcantes para gerações infindáveis, desde os anos 60 até os atuais anos 2000. O que me desperta o interesse é ver que todo mundo que curte Dylan, se envolve nas canções, como se estivesse naquelas rodas no oeste americano, em volta de uma fogueira, apenas com violão e gaita, o pó se apegando às roupas, enquanto o cantor destila em versos a realidade comum dos amigos ali reunidos. Ele nos transporta a um tempo, a um lugar onde nunca estivemos, nos trás sensações diferentes quando começa a tocar nas feridas de um ou quando resgata doces lembranças de um passado glorioso e distante. Afinal, como podemos negar alguma identificação com 'Blowin' in the Wind'? As questões abundantes na letra? E a resposta, meu amigo:

How many roads must a man walk down
Before you call him a man?...
...The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind

Dylan parece conversar com seu ouvinte, com um braço repousado em seu ombro, conversa de amigo. E como não se encantar com os arranjos singelos acompanhados de uma descrição tão agradável na canção 'Just Like a Woman'? Quando a voz intimista de Dylan atravessa a nossa alma, amparada por notas de um solo de gaita, toques no piano que se alternam entre a fragilidade e o vigor aumentam ainda mais a amplitude da beleza da harmonia. As bem conhecidas 'Like A Rolling Stone' e 'Knockin' On Heaven's Door' têm em comum um desenrolar lento, com refrões marcantes, ótimo desempenho do baixo que da solidez às melodias. Verdadeiros clássicos que ficaram muito conhecidos nas vozes de Mick Jagger e Axl Rose, respectivamente. 'Tangled Up in Blue' também figura entre os grandes clássicos, com a bateria tendo um papel fundamental na levada da música, enquanto dedilhadas provocantes nas cordas do violão preenchem todo o ambiente.

Bob Dylan é influente seja no modo de tocar música, seja no modo de compôr música. Um dos grandes ícones de nosso tempo, ele sabe muito bem manipular nossas mentes, nos dando questões, nos dando respostas, e acima de tudo, nos dando base para entender um pouco a vida. Se você não conhece, faça o favor, hein?

Set List

1- Blowin' in the Wind
2- The Times They Are A-Changin'
3- Don't Think Twice, It's All Right
4- Mr. Tambourine Man
5- Like a Rolling Stone
6- Just Like a Woman
7- All Along the Watchtower
8- Lay Lady Lay
9- I Shall Be Released
10- If Not for You
11- Knockin' on Heaven's Door
12- Forever Young
13- Tangled Up in Blue
14- Oh, Sister
15- Gotta Serve Somebody
16- Jokerman
17- Everything Is Broken
18- Shelter from the Storm

Baixar o disco!

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

5 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Muito bom o blog, simplesmente fantástico... fiz downloads de vários albuns, de Classic Rock à Indie, de Blues à Punk... muito obrigado!

Este comentário foi removido pelo autor.

este link não funciona, o ficheiro já não existe.

Por favor, ajeita esse link.
valeu. ^^

O Link está quebrado, hospeda ele de novo pro pessoal.
Vlws.