Bandwagonesque - Teenage Fanclub

O rock britânico conta com um "panteão" de bandas admiráveis. Mas se olharmos pro norte da ilha, encontraremos uma terra geralmente escurraçada pelos ingleses, pelos europeus em geral. Até os próprios moradores lamentam. Mas quem disse que a Escócia é uma fonte exclusiva de escória, com homens usando saias e tocando aquela gaita de foles? Dali saíram grandes nomes, inclusive em nossa geração, como é o caso do Belle and Sebastian, Jesus & Mary Chain, Franz Ferdinand entre outros nomes. De lá também saiu o whisky! Acho que a mentalidade de que a Escócia é um país sofrido veio de tantos seriados americanos zoando com os imigrantes, como nos Simpsons, com o coitado do jardineiro Willie, que sempre está se fodendo. Por isso que sempre tenho que defender a Escócia, citando ótimas bandas que saíram de lá. Bem, foda-se. O Teenage Fanclub já não precisa provar nada. Surgidos em 1989, eles misturam guitarras distorcidas na extensão de suas canções, assim como seus parceiros Sonic Youth, junto a ótimos solos, num estilos Pixies/Dinosaur Jr., batidas simples com pitadas de pop agradável nos remetendo àquelas baladas do Badfinger ou Zombies, complementados por um vocal ameno e aprazível. O Bandwagonesque é o auge de criatividade até agora (sim, eles podem surpreender e lançar um novo clássico) da banda. Mesclando ótimas canções de aceitação geral com faixas extremamente complexas e experimentais. Um rock que soava grunge mas gozava de grande influência do lo-fi, com grandes expoentes, como o Guided by Voices e sua sonoridade rústica.

'The Concept' é a faixa que anuncia o que viria nas próximas onze canções. Batidas contidas, melodia incandescente, atiçada por um solo de guitarra maravilhoso, enriquecendo toda a disposição dos arranjos, que é excepcional é bem composta, principalmente com aquele break que a banda dá na intensidade das guitarras, enchendo o ambiente sonoro de "uuuhuuus", prova incontestável da sensibilidade músical de Norman Blake. 'Satan' é uma feroz aglomeração de acordes distorcidos e descordenados, com uma bateria em pleno ataque. Do nada eles desabam com um rock pesado, porém curto. Poderia durar mais, poderia ter uma letra bem raivosa! Mas tudo bem, a faixa 4 é a mais clássica. Diversas bandas ensaiam com essa música, fazem cover dessa música. 'What You do to Me?' é genial, mesmo com uma letra simples e repetitiva, consegue desenvolver uma admirável melodia cheia de elementos herdados do já citados Badfinger, como o compasso da bateria, pausado amparado por um baixo discreto e eficiente. O vocal é quase um sussurro, leve e elegante. 'Star Sign' começo com um chamado distante das cordas da guitarra. Quando você se acostuma com as diversas notas que atravessam nossos tímpanos, uma batida acompanhada de um arranjo pronto abre as portas da canção, trazendo um som agradável, adornado de leves trechos de guitarra ao fundo. 'Is This Music' completa o álbum de diversas figurinhas musicais. Uma guitarra destila notas agudas numa faixa essencialmente instrumental. É de sonoridade inocente e límpida. Perfeito encerramento.

Kurt Cobain já dizia que o Teenage Fanclub era a melhor banda do mundo. Se é ou não, se isso é ou não um exagero, eu não sei. Talvez você a tenha como banda preferida, céus, eu não sei. Mas o que posso garantir com toda a certeza da minha vida: é uma banda com um som inteligente, bem feito, gracioso, dançante e de muito bom gosto. Sorte nossa que eles continuam na ativa, lançando ótimos discos, sempre à sombra deste que disponibilizo agora. Se você não conhece, conheça agora. Se não ligou muito pra eles, se aprofunde no som deles. É fundamental para entender o riquíssimo rock dos anos 90.

Set List

1- The Concept
2- Satan
3- December
4- What You Do to Me
5- I Don't Know
6- Star Sign
7- Metal Baby
8- Pet Rock
9- Sidewinder
10- Alcoholiday
11- Guiding Star
12- Is This Music?

Baixar o disco!

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

2 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Putz cara, tava atraz deste disco igual a um louco!!kkkk...Amigo, seu blog é animal!!! Esta de parabens msm, vou ate indicar no meu blog!!
Abraço!

Atenciosamente amigo, deixo aqui sinceros elogios á sua crescente simpatia crônica!(pela musica e por toda a conception sic de organiza-reporta-acha;.;_...ção [(acho q isso foi um desenho)] - ;de música, mas aquilo tudo começou com o Julio Cezar aniquilando não só os Heróis, o povo mas a cultura dos celtas{[(assim como os turcos acuados fizeram com os armenos)]} e se Kurt disse isso Quém sou eu pra discordar né não Pax Vabiscum