25 Years: The Ultimate Collection - The Kinks

Embora não tenham gozado da fama merecida como os seus contemporâneos Beatles e Rolling Stones gozaram, os Kinks não podem de forma alguma serem deixados de lado. Eles influenciaram não só bandas, mas movimentos. Com suas guitarras mais pesadas, acordes mais distorcidos e aquela aparência de pop com seus vocais apurados e harmonias complexas e bem estruturadas, se a banda olhar pra trás, para sua influências, vai ver grandes nomes como os Wailers, Sonics ou Chuck Berry que abusavam de vocais mais escandalosos, aos berros, e faziam da guitarra uma arma potente com solos magistrais, e uma técnica inconfundível. Se a banda olhar pra frente, vai ver que inspirou os Stooges, os MC5, os New York Dolls, que conseqüentemente influenciaram as bandas punks. A banda formada em 1963 passou pela fase pop natural da brit invasion, mas também teve seus momentos mais frenéticos, principalmente quando Dave Davies usava sua genialidade e sua incrível facilidade de criar letras e arranjos para fazer críticas políticas, como foi feito na canção 'Catch me I'm Falling' (que não está nesse disco - se quiser, eu envio via e-mail). Lançado em 1989, o 25 Years: The Ultimate Collection é o que eu chamaria de solução para o meu problema: como os sucessos dos Kinks foram bem distribuídos em dezenas de discos, seria injusto disponibilizar um trabalho, e deixar outro de fora.

'You Really Got Me' é a tradução do som dos Kinks. Arrojado, confiante e corajoso, é lotado de acordes repetidos que formam uma melodia incrível, dançante, com batidas pausadas e um baixo vagaroso, que se arrasta discretamente pelos segundos da faixa. A letra é simples, boba, mas era o que o povo queria das bandas que figuravam no movimento da invasão britânica. Era o começo, muita coisa iria rolar. Mas a música é dotada de uma melodia pop inigualável. 'All Day and All Of The Night' é muito parecida nos arranjos com a faixa anterior, mudando somente alguns acordes. A batida é muito parecida e a letra tem a mesma inocência. O balanço é o mesmo, fazendo todo mundo dançar compulsivamente. 'Set Me Free' é uma canção de levada melancólica, um pedido triste de um garoto solitário para que a garota o liberte, o deixe:

Oh set me free, little girl
All you gotta do is set me free, little girl
You know you can do it if you try
All you gotta do is set me free, free
Free

Eu acho legal o modo como a letra mostra essa situação: o garoto 'encoraja' a garota a deixá-lo, dizendo "eu sei que você pode se tentar". O refrão é cercado por uma leve camada de vozes que enegrece ainda mais o sentido da música. 'Dedicated Follower of Fashion' é uma canção que tem uma levada agradável, como num blues antigo, lembra muito as canções do Albert King. Aquela batida com compasso lento e regular, contando com o apoio de uma meia-lua bem característica. Lembro de ter ouvido essa canção no filme 'Em Nome do Pai', quando tinha 9 anos. Na época não fazia a mínima idéia de quem tocava. Aliás, fica aí uma recomendação de filme. Muito bom. 'Sunny Afternoon' é triste, com sua harmonia vocal que nos remete a decadência num fim de tarde. O piano tem um participação em alguns trechos, agraciando a canção com notas parecidas com um ragtime de Scott Joplin. Maravilhosamente triste. 'Waterloo Sunset' é confortante, preguiçosa. A letra te faz querer ficar em casa o dia inteiro, faz você chamar o seu pôr-do-sol de pôr-do-sol de Waterloo tamanho é o desdém do narrador em relação ao mundo e o conformismo com 'sua' beleza natural:

People so busy, makes me feel dizzy
Taxi light shines so bright
But I don't need no friends
As long as I gaze on Waterloo sunset
I am in paradise


A melodia é suave, com a doce harmonia de vozes que incrementam os arranjos com misturas de "lá-lálás" e "uhuuus", como um sopro de vento, agudo e constante. O baixo deixa no subconsciente uma sensação de melancolia. A doce melancolia dos Kinks.

Aqui estão os maiores sucessos da banda e como sempre digo, os Greatest Hits ou The Best of ou Ultimates Collections sempre são o melhor meio de se conhecer um trabalho. Claro que após conhecer a banda com seus hits, você deve correr atrás de outros trabalhos, pois ali você pode encontrar canções mais marcantes, com sua cara, afinal, nem sempre a opinião geral do que é o melhor de uma banda pode ser a sua também.

*Sugestão de Chuck

Set List

1- Come Dancing
2- You Really Got Me
3- All Day and All of the Night
4- Tired of Waiting for You
5- Ev'rybody's Gonna Be Happy
6- Set Me Free
7- Till the End of the Day
8- Dedicated Follower of Fashion
9- Sunny Afternoon
10- Dead End Street
11- Lola
12- Don't Forget to Dance
13- Waterloo Sunset
14- Apeman
15- Well Respected Man
16- Death of a Clown
17- Suzannah's Still Alive
18- Days
19- Victoria
20- Autumn Almanac

Baixar o disco!

BUSCA!
Agora o blog conta com uma busca específica no menu ao lado. Procure discos e bandas/artistas em nossa busca! Serão listados todos os posts onde o nome procurado foi citado.

8 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Pronto! Resolvido!
Desculpa aê pessoal!

E valeu pelo toque!

Ae! Muito bom o blog, me salvou. Tava querendo muito esse cd. \o/

Eai cara! Será que tem como arrumar o link, ta quebrado! Valeu!

E aí cara! Será que tem como arrumar o link pra download? Eu ficaria muito feliz se fosse possível! Valeu!

link não está ativo novamente ¬¬