Q: Are We Not Men? A: We Are Devo! - DEVO

Pra celebrar a vinda dessa banda maluca ao Brasil, nada melhor que disponibilizar o disco mais importante da carreira deles, que os marcou na história do rock graças aos hits presentes nesse disco. Mas o hits são elaborados com som vindo da new-wave, post-punk e por que não um dance-rock? Afinal, existem muitos elementos dos primórdios do dance.


Q: Are We Not Men? A: We Are Devo! foi lançado em 1978 e trouxeram muito humor à cena da época, marcada por protestos políticos com o punk ou a frieza da execução do rock progressivo. O som era dançante, cheio de elementos eletrônicos e o vocal de Mark Mothersbaugh é debochado e frenético. A visão de sociedade da banda influênciou demais na criação das músicas. A sociedade para eles é repressiva, rígida e entediante. Robóticamente entediante. Vai ver que esse é o motivo pelos ritmos robóticos...

'Uncontrollable Urge' inicia o disco com arranjo mais parecido com o Gang of Four. Conta com um bom riff e boa seqüência de bateria em diversos momentos da faixa. Alguns sons robóticos aparecem de vez enquando, e a guitarra constante aliada à característica robótica dá ótimas expectativas sobre a seqüência de faixas. E de repente começa '(I Can't Get No) Satisfaction', o cover mais estranho que alguém já fez. Eles desconstruíram toda aquele ritmo dos Rolling Stones, com aquele riff de Keith Richards e deram outra música à letra. Bizarra mas perfeita. Expressa totalmente a irreverência do DEVO. 'Praying Hands' tráz início eletrônico, te remetendo aos video-games. 'Mongoloid' já é mais rock, mais new-wave. O solo de guitarra é uma viagem total. A letra, bem, diz praticamente que todos somos mongolóides. Sucesso.

O disco todo é muito bom. Eu poderia destacar mais canções, mas acredito que essas sejam os destaques. O primeiro disco da banda é também o melhor. Você não pode deixar de conhecê-lo.

Set List

1- Uncontrollable Urge
2- (I Can't Get No) Satisfaction
3- Praying Hands
4- Space Junk
5- Mongoloid
6- Jocko Homo
7- Too Much Paranoias
8- Gut Feeling/Slap Your Mammy
9- Come Back Jonee
10- Sloppy (I Saw My Baby Gettin')
11- Shrivel Up

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

0 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):