Paparazzi Lightning - Ghostland Observatory

A KEXP tem que estar nos relatos que fizer sobre essa banda. KEXP é uma rádio fodona de Seattle que além de tocar muitos sons alternativos que já conhecemos, vive lançando novidades. Uma dessas novidades é o Ghostland Observatory. Era 2006 e eu moscava pela internet ouvindo a rádio. De repente ouço um som, que mescla batidas fortes, elementos eletrônicos e guitarra muito bem tocada. Fui olhar no set list do programa e lá estava o nome da banda. Mais abaixo havia um link para o MySpace deles. Comecei a pesquisar, ouvir as quatro canções que estava disponíveis em sua página. Mas era foda encontrar pra fazer download. Mas os contatos são bons, e uma amiga, a Ally, de Minneapolis, capital de Minesotta, tinha o disco completo deles. Ally não hesitou e mandou o arquivo zipado. Ao recebê-lo me esbaldei por semanas com o som deles e posso garantir: o som é muito bom, dançante, bem trabalhado e produzido.

As influências desses caras de Austin (Texas), flutuam entre Prince, James Brown, Daft Punk e sua versatilidade. No MySpace deles é cheio de piadas em relação às influências... Los Tigres del Norte, Elvis, Cash, anyone whit balls (qualquer um com culhões), nenhum desses nomes se faz presente em forma sonora nas músicas deles. Imaginem uma árvore fazendo amor. É assim que eles classificam a semelhança do som deles. Coisa de louco!

O disco de estréia deles, Paparazzi Lightning, foi lançado em 2006 e começa com 'Piano Man' em meio a barulhos de gelo e bebidas, portas abrindo até que o som começa a crescer e explode num balanço de sintetizadores. Diversos efeitos se revezam criando uma bagunça sonora. Diversas notas de piano dão característica incrível pra essa zona. Só ouvindo pra entender. 'Move with Your Lover' é a mais dançante de todas, com pegadas de guitarra e batidas extremamente pesadas. O sintetizador é rei nesse disco. E os efeitos são realmente fodas! Um dia fui tocar esse som numa noite de discotecagem, e todo mundo veio perguntar: "que som é esse, Pipoko?". Prontamente fui os informando sobre a banda. E todo mundo dançava frenéticamente. Gente com papelzinho nas mãos pedia pra eu anotar o nome deles e da música. 'Sad Sad City' é a minha preferida, pela tranqüilidade aliada a batidas sólidas e estáveis. O sintetizador fazendo um riff quase subliminar. A letra é triste como sugere o nome da faixa:

When I need you
To want me, to hold me, to tell me the truth
Ain't nobody in the Sad Sad City

'Stranger Love' começa incógnita, mas vai criando sua identidade com um riff de guitarra marcante e uma voz robótica que domina o refrão.

O disco tem uma característica: é dançante. Até nas mais tristes, você arruma um jeito de ensaiar uns passos mais comportados. Vale a pena baixar e ver que o som é contagiante de fato.

Set List

1- Piano Man
2- Ghetto Magnet
3- Move with Your Love
4- All Your Rock & Rollers
5- Vibrate
6- Sad Sad City
7- Stranger Lover
8- Paparazzi Lightning
9- I’ll Be Suzy
10- Midnight Voyage

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

4 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

EXCELENTE SEU GOSTO, DE ACORDO COM O QUE SEMPRE PROCURAVA E NÃO SABIA ONDE ACHAR DETERMINADAS COISAS. MARAVILHOSO!SÓ TENHO A AGRADECER E PEDIR AINDA, POIS É DEIFICIL ACHAR 'THE TRIFFIDS', ' BAND OF HOLY JOY', 'BABYBIRD', 'POE' ENTRE OUTROS, ENTRETANDO OBRIGADÃO. SOU FÃ E RECOMENDO..(nickcave.vg@hotmail.com).

De longe um dos melhores blogs de musica existente

Caramba! você é o cara! Seu Blog é o meu favorito, me encontro aqui, literalmente! muito perfeito :)

vc é o cara!! muito obrigado e parabéns pelo bom gosto musical!!
pedro carvalho