Funeral - Arcade Fire

O Arcade Fire apareceu do nada, mas atraíram todas as atenções fazendo um som diferente, incorporando diversos tipos de instrumentos, construíndo uma musicalidade totalmente nova. O vocal expirra agonia para todos os lados, e as guitarras se complementam com pequenas rajadas metalizadas. Os canadenses se fartaram com ótimas influências, como Roxy Music, Gang of Four, Pixies, David Bowie, Talking Heads entre outros. Você ouve em cada música claras influências desses artistas e bandas.

O ambiente musical de Funeral se retorce totalmente quando um acordeon e um violino são introduzidos em 'Neighborhood #2 (Laika)'. É um som monumental, feito por uma banda cheia de integrantes (são sete ao todo), um mais criativo que o outro. Não fazem músicas apenas por fazê-la, porque têm que fazer. Existem motivos, razões, sentido em todas as letras, arranjos, gritos. 'Crown of Love' é linda e melancólica. Duas qualidades que se complementam. Harmonia cheia de violino e tristeza no vocal. É realmente tocante. E claro, não poderia deixar de destacar a 'Wake Up', tão cheia de energia e berrada, uma letra cheia de apelos e uma introdução de guitarra inesquecível, circundada de vozes. Não é à toa que David Bowie quis subir no mesmo palco dos caras para executá-la (procure esse vídeo no You Tube). Aliás, a performance deles é foda, cheia de surpresas. Muitos amigos meus choraram no show deles. 'Rebellion (Lies)' é iniciada com sólida linha de baixo e logo seguida com ótimos e suaves toques de piano. O violino muito bem tocado dá uma camada de paz ao andamento da canção. O refrão marcante com a frase "Every time you close your eye. Lies, lies!" é perfeito.

Esse disco é um dos melhores de nossa década e vai se tornando uma lenda ao passar dos tempos. É ótimo saber que vem mais por aí (disponibilizarei o Neon Bible em breve).

*Sugestão de Hugo

Set List

1- Neighborhood #1 (Tunnels)
2- Neighborhood #2 (Laïka)
3- Une Année Sans Lumière
4- Neighborhood #3 (Power Out)
5- Neighborhood #4 (7 Kettles)
6- Crown of Love
7- Wake Up
8- Haïti
9- Rebellion (Lies)
10- In the Backseat

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

1 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):