Different Class - Pulp

É uma verdadeira lenda. O Pulp é uma unanimidade para os amantes do rock alternativo, aliás, é difícil ser unanimidade num mundo tão complexo como é o do rock. Acho que no rock alternativo, o Sonic Youth também goza de unanimidade, não só pelo som, mas pela história da banda, pelo que representa em inovações. O Pulp tem uma figura que os eleva a grande nome do rock: Jarvis Cocker, compositor e cantor engraçado e genial. Sua voz é uma mistura de sobriedade e euforia. Seu estilo de escrever é direto, abordando diversos temos com outras visões. Ele não escreve sobre chifrudos sofridos. Ele escreve sobre os 'ricardões' que comem mulheres quando o marido sai da cidade. Fora isso, a construção harmonica da banda é incrível, das baladas dos anos 80 às músicas mais frias, com vocal melancólico. Mas é som pra todo mundo curtir.

O Different Class foi lançado em 1995 e quebrou um pouco o gelo daquela euforia ocasionada pelo britpop. Em 'Mis-Shapes' com todos os instrumentos em mesmo ritmo, no mesmo compasso, Cocker canta com a alma, e manda versos idealistas como:


What's the point of being rich,if you can't think what to do with it?

Um bom início. Digno de disco histórico. Em 'Pencil Skirt' dá pra notar a safadeza de um homem na hora de seduzir uma mulher casada. Hahahahaha! Toda vez que ouço essa música, morro de rir. É de uma cachorragem fora do sério:


I'll be around when he's not in town
I'll show you how you're doing it wrong
I really love it when you tell me to stop
Oh it's turning me on

E a música, o instrumental é todo inclinado para um ambiente de suspense, de coisa proibida. É muito bom como ele capta essa situação. A mais famosa, 'Disco 2000' tem aquele ritmo de pista, com guitarra mais rock, e a letra que narra em primeira pessoa a ligação do homem com uma tal de Deborah. Nasceram no mesmo dia, com uma hora de diferença, cresceram juntos e de repente a frustração: ela se casou! É um sucesso. 'Underwear' é uma ode a mulher em suas roupas íntimas. A tara de ver a mulher de lingerie deixa Jarvis Cocker maluco. É demais acompanhar a bela harmonia e notar que a letra é incrivelmente maníaca.

Vale a pena baixar esse disco, pela música, pelas letras e pelo valor histórico. O Pulp continua sendo um posso de influências para diversos artistas e bandas. Jarvis Cocker fez um ótimo trabalho solo que em breve disponibilizarei. Esse disco é obra-prima.

Set List

1- Mis-Shapes
2- Pencil Skirt
3- Common People
4- I Spy
5- Disco 2000
6- Live Bed Show
7- Something Changed
8- Sorted for E's & Wizz
9- F.E.E.L.I.N.G.C.A.L.L.E.D.L.O.V.E
10- Underwear
11- Monday Morning
12- Bar Italia

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

3 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Numa hora dessas uma só pergunta vem a mente: pq demorei tanto tempo para conhecer essa banda?

Muito bom!

O Pulp é muito provavelmente minha banda favorita. E Disco 2000, cacet*, que música!

Esse blog eh muito bom! Ja baixei muita coisa daqui! Parabens!