Twelve - Patti Smith

Covers, uma obrigação que qualquer artista de música precisa desempenhar. Obrigação essa cheia de responsabilidade, principalmente quando no cover escolhido, o artista evoca uma lenda. Elvis já fez covers, os Beatles viviam fazendo covers, os Rolling Stones também. Todo mundo precisa uma vez ao menos mostrar a todos a sua visão de um trabalho alheio. E Patti Smith, para nossa sorte, lançou um trabalho assim: com sua visões sobre grandes músicas de grandes nomes.

Lançado em 2007, Twelve é um trabalho de genialidade em cima de genialidade. A voz trêmula e manhosa de Patti Smith se entrelaça em arranjos muito bem elaborados e bem executados. Traz versões mais calmas (porém com o mesmo espírito) de Jimi Hendrix em 'Are You Experienced?', onde a psicodelia dos anos 60 ronda o ambiente, mantendo a pureza da composição de Hendrix. 'Helpless' de Neil Young mantém a sobriedade e beleza da composição original. Já em 'Gimme Shelter' dos Rolling Stones, ela segue com o rock porém dá um toque mais blues na canção e a voz, bem, é cheia de urros, no estilo Mick Jagger. A faixa mais comentada é a 'Smells Like Teen Spirit', original do Nirvana, que tem um arranjo completamente diferente da música que arrebatou os jovens dos anos 90. Mesmo sendo tão minimalista, tão melancólica, mantém o ideal da banda grunge. 'Within You Without You' dos Beatles, que tinha aquele arranjo com cítaras indianas, ganha nova roupa, algo retumbante (diacho, essa palavra me veio à cabeça). Aí de repente o ouvinte se pergunta: "cacete, o que Tears for Fears está fazendo em meio a tantos rocks?". É verdade, 'Evebody Wants to Rule the World' é meio estranho nesse disco, mas tem uma letra legal, idealista, e levando em conta que é um disco de Patti Smith, dá pra entender.

É um ótimo disco, se fosse uma compilação de grandes sucessos (com as versões originais) Já seria bom demais. E tendo essa compilação numa voz tão familiar pra tanta gente (voz que se mantém jovem como aquela que ouvimos no primeiro disco dela, o lendário Horses) fica ainda mais interessante.

Set List

1- Are You Experienced?
2- Everybody Wants to Rule the World
3- Helpless
4- Gimme Shelter
5- Within You Without You
6- White Rabbit
7- Changing of the Guards
8- The Boy in the Bubble
9- Soul Kitchen
10- Smells Like Teen Spirit
11- Midnight Rider
12- Pastime Paradise

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

0 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):