Sky Blue Sky - Wilco

Após nadar no oceano do pop com discos mais acessíveis e não menos trabalhados, como por exemplo o Yankee Hotel Foxtrot ou o A Ghost Is Born, o Wilco volta às raízes do country alternativo que o consagrou em 1996 com o disco Being There. O novo trabalho Sky Blue Sky trás a sensação de algo que já foi ouvido, até porque usufrui da influência do rock de 70, aquele soft-rock de Neil Young, com notas mais suaves da guitarra porém bem tiradas em solos impressionantes, piano, orgão e teclado todos claros e familiares, trazendo uma brilhante união com o baixo não muito pretencioso porém funcional. O vocal de Jeff Tweedy é uma espécie de Bob Dylan que tomou aulas de canto, com uma leveza que rompe barreiras dos ritmos, ditando o andar da carruagem no disco inteiro.

Em 'Either Way' notamos na guitarra de Nels Cline um experimentalismo, próximo ao progressivo, tendo uma injeção de rusticidade dada pelo orgão de Mikael Jorgensen (que trabalha muito bem em outras faixas, complementando muitos espaços vagos em meios às melodias). Em 'You are my Face', existe algo de bucólico na letra, algo que se alia a canção e lhe leva a um lugar calmo, campestre:

I remember my mother's
Sister's husband's brother
Working in the goldmine full-time
Filling in for sunshine
Filing into tight lines
Of ordinary beehives

Claro que a letra evolui se mostrando mais pessoal e complexa. 'Impossible Germany' apresenta letra desconexa e um solo muito bem feito por Cline, que com certeza é um dos melhores guitarristas da atualidade, fazendo contorcionismo com as cordas, parecendo que tem mais de dez dedos nas mãos. 'Shake it Off' é rock setentista, com compasso da bateria lento e marcado por um baixo mais potente que o usual. A levada que a música assume é, na minha opinião, a que mais empolga em todo o disco. 'Hate it Here' já é mais explosiva, com guitarra trazendo escalas e mais escalas de notas e se entrelaçando com a bateria e seus potentes bumbos, numa melodia estrondosa.

Tocando como antigamente, o Wilco mostra um dos melhores trabalhos de sua carreira, escancarando um rock de gente que conhece bem o que faz e sabe muito bem aproveitar influências múltiplas. É um disco pra quem gosta de guitarra em sua essência, sem afobação. E claro, pra quem acredita que rock também pode ser sinônimo de relaxamento.


Set List

1- Either Way
2- You Are My Face
3- Impossible Germany
4- Sky Blue Sky
5- Side with the Seeds
6- Shake It Off
7- Please Be Patient with Me
8- Hate It Here
9- Leave Me (Like You Found Me)
10- Walken
11- What Light
12- On and On and On

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

2 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):