Marquee Moon - Television

Lançado em 1977, Marquee Moon sem dúvida alguma é o melhor disco do Television, e na minha opinião, um dos 5 melhores da era-punk. Tom Verlaine mostra sua concepção de rock através de influências marcantes do folk de Dylan, ao swing do soul. Você pode ver pelo ritmo do baixo em 'Friction' que a marca do soul é grande. Falando em instrumento, cabe ressaltar que esse álbum é essencialmente uma obra-prima envolvida por notas e mais notas de uma guitarra virtuosa e frenética, que mudou a concepção, por pelo menos 46 minutos, que o punk devia ter músicas de apenas 2 minutos. As músicas desse disco são longas pois há uma clara procura de novos sons, novas idéias. Você pode observar na longa Marquee Moon (mais de 10 minutos) que Verlaine rastreia desesperadamente um novo estilo, prenunciando o que viria em seguida: o pós-punk. O solo dessa faixa é incrível, longo e mesmo assim não te faz lembrar da complicação do rock progressivo. É realmente um disco onde você ouve uma música de dez minutos como se fosse um rock dos Ramones, rápido e empolgante. É incrível como a faixa é bem produzida, bem elaborada, com o solo se encaixando em improvissos da guitarra. É maravilhoso ouvir Marquee Moon. Em 'Elevation' você vai saber de onde os Cardigans roubaram a introdução de 'Fool Me'. Quem conhece, vai detectar de primeira. A faixa é poderosa, com o refrão cantado junto à bateria e guitarra abrindo o caminho para uma próxima estrofe. O riff da música é clara profecia do pós-punk dos anos 80.

É realmente incrível como muita gente deprecia esse disco, o taxando de 'punk' como qualquer outro. Aqui há um punk de qualidade, há filhos do punk que sabiam que a era do punk não duraria muito tempo e já se preocupavam em dar novas propriedades ao som das ruas. É um disco genial de uma banda genial.


Set List

1- See No Evil
2- Venus
3- Friction
4- Marquee Moon
5- Elevation
6- Guiding Light
8- Torn Curtain

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

2 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Estava procurando esse disco pela internet e encontrei seu blog Felipe, gostei bastante! Obrigada!