Greatest Hits - The Jam

Um Greatest Hits? Sim, somente apresentando uma compilação dos melhores hits para ser justo com você. Afinal, são ótimos discos que me fariam omitir alguns grandes sons desse power trio de punk rock. O Jam é uma banda inglesa, nascida em 1975. Foi uma das bandas punks mais populares igualando o seu impacto no povo com o do Clash, Sex Pistols ou Buzzcocks. Enquanto os Pistols e os Buzzcocks seguiam aquela linha de 3 acordes, o Jam, como o Clash, modificavam as linhas melódicas, apresentando algo mais trabalhado. Sob liderança de Paul Weller, que sem dúvida foi um dos melhores guitarristas da história, o Jam não era explosivo como o punk sugeria, tinha um estilo mais influenciado pelo Small Faces e The Who. Mesmo assim, no meio punk foi um sucesso.

O Jam apresentou grandes discos numa série de quatro anos seguidos, todos muito bem aceitos pela crítica, como por exemplo o ótimo In the City, de 1977 ou All Mod Cons, de 1978. O Greatest Hits conta com grandes sucessos, como 'Town Called Malice', com introdução de baixo perfeita e marcante e bateria num compasso muito dançante (que o Jet imitou descaradamente). Com refrão grudento, 'All Around the World' é outra pérola do punk, um tipo de balada acelerada, com alguns pontos de distorção de guitarra. E riff simples porém ideal para a urgência da letra. Com linhas de ska e reggae, 'When You're Young' começa com rock rasgado e batida estufada até que assume características do ska, e alguns trechos assumem uma levada de reggae (os punks ingleses costumavam ouvir Bob Marley). 'Precious' é algo inclinado para o dub, não se culpe se lembrar do Police pelos arranjos. Incluí nessa compilação duas faixas 'The Dreams Of Children' e ''A' Bomb In Wardour Street' que não poderiam se esquecidas. Essa última é explosiva como o nome diz, com uma batida violenta que permeia toda a música, e a guitarra segue inflamada... cheiro de pólvora no ar.

Ignorar o Jam é o mesmo que ignorar o punk, ignorar aquela época toda. É deixar de lado um dos melhores grupos que representaram o punk no fim dos anos 70 e no começo dos anos 80.

Set List

1- In the City
2- All Around the World
3- The Modern World
4- News of the World
5- David Watts
6- Down in the Tube Station at Midnight
7- Strange Town
8- When You're Young
9- The Eton Rifles
10- Going Underground
11- Start!
12- That's Entertainment
13- Funeral Pyre
14- Absolute Beginners
15- Town Called Malice
16- Precious
17- Just Who Is the 5 O'Clock Hero?
18- The Bitterest Pill (I Ever Had to Swallow)
19- Beat Surrender
20- The Dreams Of Children
21- 'A' Bomb In Wardour Street

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

2 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

Cara, faltou The Place I love.

Bela lista!

Cara bela Lista, mas faltou The Place I Love.

Valeu!