Doin' Allright - Dexter Gordon

Esse clássico de Dexter Gordon, gravado pela lendária Blue Note, mostra um jazzista que iniciava uma ótima série de bons discos, terminada dois anos após, depois de 8 ótimos discos. Doin' Allright é hard-bop até a alma, lançando o sax potente e descontrolado de Gordon para todas as direções. Você vê que há um senso imenso de harmonia em cada nota executada, como você pode escutar em 'Society Red', onde no começo, o sax acompanha uma bateria em ritmo de marcha, até se desmanchar em uma suavidade. No jazz, na maioria de suas vertentes, o início das músicas sempre é a parte que fisga o ouvinte. E nessa faixa, a regra não é exceção. Em 'Doin' Allright', a variação de notas, da mais alta à mais baixa em questão de milésimos, pode até prenunciar uma melodia agitada, porém não é. A paz que essa faixa trás, com a clareza do sax de Gordon, a bateria sendo tocada com a vassourinha, fazendo ótimo acompanhamento. O baixo dedilhado sem a mínima pretensão, apenas aguardando os solos do sax chegarem. E claro, sem tirar os méritos do piano que fica ao fundo, abraçando todos os outros instrumentos, os revestindo de classe (mas do que já a tem). E o hard-bop é muito bem apresentado em 'For Regulars Only', com sax rápido e bateria pausada. E a o jazz em sua essência.

Eu poderia disponibilizar Miles Davis, John Coltrane, Charlie Parker (e eu os disponibilizarei), porém Dexter Gordon é um músico cheio de vitalidade, um destaque do jazz, cria do be-bop criado pelo genial Charlie Parker. Gordon não tem o devido reconhecimento do público em geral e sofreu desse 'anonimato' por muito tempo. Já tocou com diversas figuras consagradas do jazz, mas sempre se afastava devido às drogas e às diversas prisões. Sempre voltava com estilo, mas logo algo o afastava. Uma carreira brilhante porém conturbada marcou Dexter Gordon e vocês têm a oportunidade de ouví-lo agora.

Set List

1- I Was Doing All Right
2- You've Changed
3- For Regulars Only
4- For Regulars Only [alternate take]
5- Society Red Gordon
6- It's You or No One
7- I Want More

Baixar o disco!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

3 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

CD ótimo. Society Red é o que há de melhor em Dexter Gordon e é o tipo de música que o identifica. Muito boa escolha... Inspirada. Você poderia disponibilizar mais Dexter? Agradeço desde já. Abraço, Manuel

Preciso colocar mais jazz nesse blog. Dexter está na lista amigão! Valeu!