Gypsy Punks: Underdog World Strike - Gogol Bordello

Imagine a cena: um monte de ciganos reunidos... cantando e dançando. Até aí, nada de novo. Mas esqueça aquelas tradições musicais dos ciganos e imagine os mesmos dançando punk. Aí forcei a barra, né? Mas não é que existe essa mistura? Os responsáveis são o Gogol Bordello, banda formada em sua maioria por imigrantes ucranianos que foram para os EUA. E foi em Nova Iorque que a banda nasceu e desenvolveu tamanha junção, afinal, eles estavam no berço do punk rock e só faltava uma mente tão criativa como a de Eugene Hütz para que o novo som surgisse. Eugene é um vocalista de voz potente e conta com grande carisma. Sua aparência lembra o filme Gangues de Nova Iorque, com aquele bigode cuidadosamente comprido e as roupas não fogem muito à época do filme citado.

O som do disco Gypsy Punks: Underdog World Strike é incrível por se diferenciar de tudo que você já ouviu. Sabe aquela música de cabaré? Misture com rock! Não lembro de precedentes em relação ao 'punk cigano', sendo o Gogol Bordello o pioneiro nessa nova vertente do rock. Para você ter uma idéia aproximada, imagine se o The Clash fosse cigano. É quase isso! Acordeon, violino misturados com guitarra, uma bateria violenta e um baixo rápido que persegue a guitarra frenéticamente. Tudo isso com o inconfundível sotaque de Eugene. O disco começa com a canção 'Sally', que conta no começo com alternações de canais: em um canal o violino toca, aí no outro aparece o acordeon, Eugene começa cantarolando e quando notamos, a bateria e todo o intrumental está incendiando nossos ouvidos. A letra é uma atração à parte. Maluca como você pode ver:

Sally was a fifteen year old girl from Nebraska
Gypsies were passing through her little town
They dropped something on the road, she picked it up...
And cultural revolution right away begun!
Oh no! Cultural revolution just begun!
Oh no! Cultural revolution just begun!

Sally era uma garota de 15 anos lá do Nebraska
Ciganos estavam passando por sua pequena cidade
Eles deixaram cair alguma coisa na estrada, ela pegou essa coisa
E a revolução cultural estava começando!
Oh não! A revolução cultural começou!
Oh não! A revolução cultural começou!

Além de ter forte influência cigana no som, não deixam sua tradição pra trás, citando diversas referências à cultura cigana também. A ótima 'Immigrant Punk' conta a vida do imigrante que sofre com a falta de cidadania americana. O auge da música é quando Eugene canta:

Legalize me! Realize me! Party!
E após ele conclamar a 'festa', começa um pop cigano, com batidas eletronicas e rajadas de violinos por todos os cantos. A mais comportada (que não quer dizer calma) 'Start Wearing Purple' tem um ritmo marcado, contagiante e vem com uma promessa no mínimo curiosa:

All your sanity and wits, they will all vanish
I promise, it's just a matter of time...

Todas as suas sanidades e sagacidades serão banidas
Eu prometo, é só uma questão de tempo

Quem vai entender? Mas o legal é o sotaque dele quando fala 'matter of time'. E claro, não poderia deixar de destacar a faixa 6, '60 Revolutions', que vem com um som 'urgente', compatível com a letra: "60 Revolutions per minute, this is my regular speed" (60 revoluções por minuto, essa é minha velocidade regular). Sem contar que nessa música, Eugene canta em espanhol, com ótima pronuncia e o refrão vem com guitarra pesada, enchendo de fúria o ambiente.
Diabos, com certeza uma das mais proeminentes bandas da nova geração, até porque tocam algo novo. Alcançam popularidade aos poucos, mas o que dizem é que eles fizeram o melhor show do Coachella 07. O show dos caras é muito bom, com integração total com os fãs, entram no meio, conclamando a massa a cantar junto, como revolucionários soviéticos. É uma banda que você deve prestar atenção. Em breve colocarei o primeiro e o terceiro disco deles (este lançado nesse ano e aclamado pela crítica também).

p.s.: dividi o disco em duas partes pois o Rapidshare não aceita arquivos maiores que 100MB.

Set List

1- Sally
2- I Would Never Wanna Be Young Again
3- Not a Crime
4- Immigrant Punk
5- 60 Revolutions
6- Avenue B
7- Dogs Were Barking
8- Oh No
9- Start Wearing Purple
10- Think Locally Fuck Globally
11- Underdog World Strike
12- Illumination
13- Santa Marinella
14- Undestructable
15- Mishto!

DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

2 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):

esse cd é foda! já tá no meu top five. (=

Não consegui, na verdade faltou a 1º parte. Estou fazendo algo eraado?
e parabéns pelo blog, bem diversificado e de bom gosto.