Dare to be Surprise - Folk Implosion

Falar que Lou Barlow (Dinosaur Jr, Sebadoh) é uma das mentes mais brilhantes do rock não é exagero. Quando ele saiu do baixo do Dinosaur Jr. (1989), muita gente podia pensar: xiiii... não há muito horizonte pra um baixista que sai de uma banda, ou seja, Lou Barlow está liquidado. E é aí que o desinformado se engana. Lou Barlow tem um potencial, uma fonte de criatividade inesgotável. Ele tinha um projeto paralelo, criado em 1987, o Sebadoh. E com o Sebadoh ele simplesmente 'arregaçou', fazendo dessa banda uma das pioneiras no Lo-Fi e um dos pilares do rock alternativo, junto à Pavement, Guided by Voices entre outros.


E paralelo ao Sebadoh, Lou Barlow criou o Folk Implosion. Com um som bem diferente do Sebadoh ou Dinosaur Jr, eles começaram a ter maior aceitação do público, principalmente com o single 'Natural One', que fez parte do estranho filme 'Kids'. O sucesso desse single era imprevisto e deu maior projeção à banda. E no embalo desse sucesso, eles fizeram Dare to be Surprise. Esse disco é a concepção de Lou Barlow do que é o 'pop'. Uma concepção perfeita, diga-se de passagem. Com batidas pausadas e lentas, o disco se apropria de uma sensualidade, principalmente se você considerar os arranjos da canção 'Burning Paper'. Mas o disco tem 'Pole Position', que tem um ritmo mais acelerado mas mantém a característica da pegada da bateria. E falando em bateria, observe o início de 'Checking In', começando com batidas lentas em mono e de repente, vira estéreo, num compasso perfeito.

Esse disco é fácil de escutar, não há com o que se decepcionar. Do mais velho rockeiro alternativo ao mais novo ouvinte ocasional, não há como desprezar tamanho tesouro.

Set List

1- Pole Position
2- Wide Web
3- Insinuation
4- Barricade
5- That's the Trick
6- Checking In
7- Cold Night
8- Park Dub
9- Burning Paper
10- (Blank Paper)
11- Ball & Chain
12- Fall into November
13- Dare to Be Surprised
14- River Devotion


DICA: Se você quiser localizar um disco ou artista, veja nosso menu ao lado direito da tela ou simplesmente pressione Ctrl + F para localizar.

0 Opinião(ões) de nosso(s) leitor(es):